Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Entre os dias 26 e 28 de outubro, Palmas será sede da 7ª Conferência Estadual de Saúde do Tocantins. Nesta edição da Conferência será debatido o tema "Todos usam o SUS! SUS na seguridade social, política pública, patrimônio do povo brasileiro". A abertura será a partir das 19h, no Centro de Convenções Parque do Povo.

Durante os três dias de evento, trabalhadores da saúde, prestadores de serviço na área, gestores e usuários do SUS – Sistema Único de Saúde irão sugerir políticas públicas de saúde, definir diretrizes e prioridades para as políticas de saúde do Estado, além de fortalecer o Controle Social no SUS e garantir formas de participação dos diversos setores da sociedade.

As discussões serão baseadas em três eixos temáticos: Política de saúde na seguridade social, segundo os princípios da integralidade, universalidade e equidade; Participação da comunidade e controle social; e Gestão do SUS (Financiamento; Pacto pela Saúde e Relação Público x Privado; Gestão do Sistema, do Trabalho e da Educação em Saúde). Essas discussões serão fundamentais para o fortalecimento da cidadania no âmbito da saúde pública e será, sobretudo, uma forma democrática da sociedade se organizar para que o seu direito à saúde seja efetivado dentro dessas perspectivas.

As propostas que forem aprovadas, durante os três dias de Conferência serão reunidas e levadas, através dos delegados que serão eleitos (obedecendo a paridade obrigatória entre os seguimentos: 50% usuários, 25% profissionais de saúde/trabalhador do SUS, 25% gestor/prestador de serviços na área da saúde) para representar o Tocantins na 14ª Conferência Nacional de Saúde que será realizada de 30 de novembro a 04 de dezembro deste ano, em Brasília-DF.

Alerta aos inscritos

A comissão organizadora da Conferência alerta que apenas os delegados e suplentes eleitos nas conferências municipais de saúde e inscritos para a etapa estadual terão direito a voz e voto durante o encontro. Quantos às pessoas que efetivaram suas inscrições, e não fazem parte dessa categoria, participarão apenas na condição de observador.

Observadores

As pessoas que desejarem participar na condição de observador deverão fazer a inscrição na secretária executiva do CES ou no dia e local do evento.