Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Francisca Coelho

Foto: Francisca Coelho

O debate de melhorias e qualidade do serviço público de saúde foram os principais eixos da 10ª Conferência Estadual de Saúde do Tocantins, encerrada nessa quarta-feira, 31. O evento foi realizado no Centro de Convenções Arnaud Rodrigues, em Palmas e contou com a participação de profissionais da saúde, gestores, delegados e representantes da sociedade civil.

Com o tema ‘Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã vai ser outro dia’, os dois dias da Conferência foram de discussão sobre a situação da saúde estadual e elaboração de propostas e diretrizes que serão incorporadas ao Plano Plurianual de Saúde, Plano Estadual de Saúde e Conferência Nacional de Saúde, que será realizada entre os dias 02 e 05 de julho deste ano, em Brasília.

Para a superintendente de Vigilância em Saúde (SVS), da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), Perciliana Bezerra, “as conferências de saúde seja municipal, estadual ou nacional são um marco histórico na evolução, na consolidação e reavaliação de políticas públicas do Sistema Único de Saúde, pois aqui tratamos das dificuldades que temos localmente", disse a gestora, acrescentando que "como servidora da SES, estar aqui contribui e muito com a informação, com o esclarecimento e com a orientação do que de fato são políticas públicas e de como elas podem ser executadas para o bem da sociedade”, disse.

“A avaliação que tenho sobre a Conferência deste ano é que foi totalmente riquíssima nos debates e na participação do público nas palestras, pois aqui vimos a participação da população como delegados, que representa de fato a sociedade do que utiliza os serviços do SUS e sabem as melhorias que precisam ser implantadas”, relatou a superintendente de Gestão e Acompanhamento Estratégico da SES-TO, Luiza Regina Dias Noleto.

Segundo o presidente do Conselho Estadual de Saúde (CNS), Mário Benício, “o evento foi positivo, uma boa conferência! Houve uma participação maciça por parte dos nossos delegados, com nossos estandes relacionados às nossas regionais de saúde, a presença do governador em exercício, na abertura do nosso evento, portanto, foi muito bom a nossa 10° Conferência Estadual de Saúde”, comentou.

“É muito importante estarmos reunidos aqui para fortalecer as políticas públicas de saúde do SUS, pois como delegados trouxemos propostas importantes que foram apresentadas e que com certeza serão levadas para a etapa nacional que irá ocorrer agora em julho”, comentou o delegado municipal e secretário de Saúde de Paraíso do Tocantins, Arllérico André Silva.

“Participar dessa conferência para mim é muito importante, pois buscamos dar visibilidade para a população trans., principalmente no que diz respeito ao ambulatório, que infelizmente a gente ainda não tem no nosso Estado. Essas informações serão bons assuntos para serem debatidos no encontro nacional”, disse a Delegada e Embaixadora da Casa A+, Jessica Lorrane.

10ª Conferência Estadual de Saúde

Realizada de quatro em quatro anos, o evento deste ano teve ao todo, 20 propostas escolhidas para serem apresentadas na 17ª Conferência Nacional de Saúde, em Brasília, cinco de cada eixo. 56 delegados foram escolhidos para representar o Tocantins e levarem propostas sobre o aumento na tabela de valores do SUS, ampliação dos serviços de saúde e atualização dos medicamentos ofertados na assistência farmacêutica, entre outros.

Entre as pautas aprovadas estão a ampliação e fortalecimento da rede de atenção psicossocial (RAPS) e implantação da linha de cuidado à pessoa com espectro autista (TEA), temas que vem sendo trabalhados pelas equipes da SES-TO, em toda a rede estadual de saúde.