Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cursos & Concursos

Formam-se nesta terça-feira, 25, no clube da Associação dos servidores Públicos de Palmas (Assemp) em Palmas, a partir das 19h, os 80 terapeutas voluntários formados por meio do curso de capacitação de Terapeutas Comunitários Integrativos do Tocantins.

Esta é a segunda turma formada por meio de uma parceria entre a Secretaria Estadual da Justiça e dos Direitos Humanos e o Movimento Integrado de Saúde Comunitária no Tocantins (Misc-TO).

Os terapeutas são oriundos de 16 municípios tocantinenses que passam agora a contar com profissionais capacitados para lidar como fomentadores de cidadania, de rede sociais solidárias e de prevenção e inserção social de indivíduos, famílias e comunidades que vivem em situação de crise ou sofrimento psíquico. Por ser um trabalho em grupo, os terapeutas atingem um grande número de pessoas, abrangendo diversos contextos familiares, institucionais e sociais.

O curso teve a duração de 01 ano e dividiu-se em 04 módulos realizados na Fazenda da Esperança, em Lajeado.

Durante a solenidade de formatura, os formandos que tem como padrinho o secretário da Justiça e dos Direitos Humanos, Djalma Leandro, receberão os certificados de conclusão do curso que são legitimados e reconhecidos pela Associação Brasileira de Terapia Comunitária (ABRATECOM) para conduzir a terapia comunitária.

O curso é gratuito e os interessados, com ou sem formação superior (profissionais da saúde, conselheiros tutelares, lideres religiosos, assistentes sociais, educadores, etc.) ou profissionais que já trabalham com grupos, comunidades, projetos sociais no contexto de convivência ou atuação poderão entrar em contato no telefone: 3218-6728.