Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Cabo Otávio

Foto: Cabo Otávio

O Detran-TO finalizou o balanço de ações da Operação Trânsito Seguro, realizada ao longo desta terça-feira, 25, simultaneamente em 10 cidades do Estado, em todas as regiões. Na atividade, foram abordados 2.147 veículos, registradas 263 infrações de trânsito e removidos 135 veículos.

A cidade que registrou maior número de abordagens na operação, realizada em parceria com Polícia Militar e Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz), foi Guaraí, com 410 veículos vistoriados, resultando em 27 condutores autuados e 24 veículos removidos.

Entre as autuações, as infrações mais comuns estão relacionadas ao descumprimento dos artigos 162 e 230 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que são, respectivamente: conduzir veículo sem possuir Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou permissão para dirigir e conduzir veículo que não esteja devidamente licenciado.

A ação, que terá continuidade, foi realizada nas cidades de Palmas, Araguaína, Gurupi, Paraíso, Miracema, Guaraí, Colinas, Araguatins, Tocantinópolis e Xambioá. Porto Nacional, inicialmente prevista, não entrou nesta etapa.

Objetivos

A Operação Trânsito Seguro tem o intuito de, por meio do policiamento ostensivo, levar os condutores a cumprir a legislação de trânsito, de modo a reduzir o índice de acidentes no Estado. Além disso, a operação visa diminuir a inadimplência referente ao IPVA e ao licenciamento de veículos, que nos últimos cinco anos levou o Tocantins a deixar de arrecadar cerca de R$ 47 milhões.

NÚMEROS OPERAÇÃO TRÂNSITO SEGURO

CIDADE

INFRAÇÕES

VEÍCULOS REMOVIDOS

Tocantinópolis

21

10

Paraiso

32

19

Palmas

66

23

Miracema

23

18

Gurupi

32

14

Guaraí

27

24

Araguaina

26

21

Araguatins

06

03

Colinas

17

01

Xambioá

13

02

(Ascom Detran)