No próximo sábado, dia 5, de novembro, será realizada a 2ª fase da OBMEP 2011 - Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, para uma média de 9.500 alunos tocantinenses.
Um dos organizadores da olimpíada no Tocantins, Wiliam Carlos Sousa, da Diretoria Regional de Ensino de Araguaína, lembra que as provas serão realizadas no horário de Brasília, então, os alunos devem chegar às 13 horas, para o início das provas às 13h30. Outra recomendação é que os professores incentivem os alunos a participarem das provas.
Os alunos que farão a prova no sábado são os 5% aprovados na 1ª fase. Outro detalhe importante que os estudantes devem observar é o local das provas, quais as escolas que irão ser sede da Olimpíada.
No Brasil, são mais de 800 mil alunos de 40 mil escolas, que farão a prova, em todos os estados brasileiros. No Tocantins, jovens de todos os municípios participaram das competições de Matemática.
A prova é composta de seis a oito questões dissertativas e tem duração de três horas. Será exigido do aluno o raciocínio. Serão premiados 500 alunos com medalhas de ouro, 900 com medalhas de prata e 1.800 com medalhas de bronze e 30 mil com certificados de Menção Honrosa. Serão premiados 127 professores.
A OBMEP é uma realização do Instituto Nacional de Matemática Pura Aplicada, com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática e uma promoção dos Ministérios da Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação.
Mais informações no site www.obmep.org.br, como também a lista de escolas nas quais serão aplicadas as provas. (Ascom Seduc)