Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Aluna Sarah Elizabeth tem destaque na Olimpíada de Matemática, sendo premiada com medalha de bronze

Aluna Sarah Elizabeth tem destaque na Olimpíada de Matemática, sendo premiada com medalha de bronze Foto: Marcio Vieira

Foto: Marcio Vieira Aluna Sarah Elizabeth tem destaque na Olimpíada de Matemática, sendo premiada com medalha de bronze Aluna Sarah Elizabeth tem destaque na Olimpíada de Matemática, sendo premiada com medalha de bronze

Serão realizadas nessa terça-feira, 5, as provas da 1ª fase da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). No Tocantins, neste ano, são 186 mil e 296 alunos inscritos, de 704 unidades escolares municipais, estaduais e instituições federais.

O professor William Carlos de Sousa, coordenador regional da Obmep, em Araguaína, explicou que, neste ano, estão participando alunos representando todos os municípios tocantinenses.

Ele ressalta a importância de os estudantes inscritos fazerem as provas. “Representa uma oportunidade para que o aluno possa se classificar para a próxima fase e também é uma forma de ganhar conhecimentos”, disse. Willian destacou o material disponível no portal www.obmep.org.br, tanto para alunos como para os professores, como conteúdos para trabalhar em sala de aula, desafios matemáticos, banco de questões. “Há histórias inspiradoras de alunos de escolas públicas que, por meio da Olimpíada de Matemática, chegam a lugares que nem imaginavam, como a conquista de medalhas e o ingresso em boas faculdades”, ressaltou.

Primeira prova

A prova da 1ª fase da Obmep é composta por 20 questões de múltipla escolha, de caráter eliminatório. As provas serão realizadas nas próprias escolas. As questões da prova foram elaboradas tendo como referência os Parâmetros Curriculares Nacionais.

Os alunos que serão classificados para a 2ª fase farão provas no dia 15 de setembro.

Premiação

Serão concedidas 500 medalhas de ouro, 1.500 de prata, 4.500 de bronze e 46.200 certificados de Menção Honrosa, para estudantes de escolas públicas.

Já para os estudantes de escolas privadas receberão 75 medalhas de ouro, 225 medalhas de prata e 675 de bronze e 5.700 certificados de menção honrosa.

Serão premiados 969 professores dos alunos de escolas públicas e privadas, que coordenaram, nas instituições de ensino, o processo da Olimpíada. E também serão premiadas 540 escolas participantes, tendo como referência o desempenho dos alunos no processo da Obmep.

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas é uma realização do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa), com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), promovida com recursos do Ministério da Educação e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).