Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Os produtores rurais receberam de forma positiva informações sobre Licenciamento Ambiental Único (LAU) no Tocantins e Reflorestamento como um bom negócio, em palestras ministradas pelo deputado federal Irajá Abreu (PSD/TO) em municípios do Tocantins.

As apresentações dos temas aconteceram no último fim de semana, durante o Programa “FAET/CNA em CAMPO”, que ocorreu em Almas, na região Sul do Estado, Dianópolis, Arraias e Taguatinga, Sudeste do Tocantins.

Um dos defensores do Licenciamento Ambiental Único, Irajá em sua palestra abordou o tema, explicando desde a sua criação, Lei 2.476. de 08 de julho deste ano, que instituiu no Tocantins, o Programa de Adequação Ambiental de Propriedade e Atividade Rural (TO-Legal), o qual tem a finalidade de promover a regularização das propriedades e posses rurais, inserindo essas propriedades no Sistema de Cadastramento Ambiental Rural(CAR) e no Licenciamento Ambiental Único (LAU).

Iniciativa da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA)/Federação da Agricultura e Pecuária do Tocantins (FAET), o “FAET/CNA EM CAMPO”, teve programação variada, com palestras com a senadora Kátia Abreu, presidente da CNA e da FAET, técnicos da Embrapa, do Ruraltins e da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Agrário.

O Programa objetiva divulgar técnicas de plantio, para reduzir os gases de efeito estufa, aumentar a produtividade das áreas cultivadas, utilizando os Sistemas de Integração Lavoura, Pecuária e Floresta, Plantio Direto, bem como Agricultura de Baixo Carbono. “É muito importante levar essas informações ao produtor, conscientizando - o que existem linhas de crédito para quem usar essas técnicas”, explica Irajá. (Assessoria de Comunicação/Dep. Irajá Abreu). (Ascom Irajá Abreu)