Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O governador do Estado, Siqueira Campos, dará início à II etapa de vacinação contra a febre aftosa do Tocantins. O lançamento oficial ocorrerá neste sábado, 05, às 9h, na Fazenda Novo Horizonte, localizada no município de Santa Fé do Araguaia, região Norte do Estado, a 454 km de Palmas. O evento contará com a presença de produtores rurais, políticos e comunidade.

Segundo o presidente da Adapec, Geraldino Ferreira Paz, a abertura simbólica é realizada a cada etapa da campanha, para chamar a atenção dos produtores rurais quanto à importância da vacinação. “É um momento de intensificarmos as parcerias com toda a cadeia produtiva, em prol da preservação da sanidade animal”, ressalta.

Nesta etapa, que ocorre de 1º a 30 de novembro, a imunização é parcial. Portanto, devem ser imunizados cerca de 3,5 milhões de bovídeos (bovinos e bubalinos) com até 24 meses de idade, declarados em maio. Durante esta etapa da campanha, os produtores rurais que não tiverem animais em idade vacinal, obrigatoriamente, devem atualizar o seu cadastro na Adapec. Basta levar a carta aviso, com a relação de todas as espécies de animais existentes na propriedade.

O produtor rural que deixar de imunizar o rebanho será multado no valor de R$ 5,32 por animal e R$ 127,69 por propriedade não declarada. Além disso, terá a ficha cadastral bloqueada. A comprovação deve ser feita até 10 dias após a vacinação. “É importante que eles tenham consciência que não basta só vacinar, é preciso comprovar o ato. Trabalhamos muito para o Tocantins se tornar livre de febre aftosa com vacinação e não podemos baixar a guarda”, enfatiza o diretor de Defesa, Inspeção e Sanidade Animal da Adapec, Alberto Mendes da Rocha.

É importante ressaltar que a partir deste mês de novembro, conforme portaria nº 363, publicada no Diário Oficial de 24 de outubro de 2011, todos os produtores rurais terão de declarar a vacinação no município que está localizado à propriedade. Exceto, os produtores que estão nos municípios que ainda não são informatizados e movimentam no município online ou vice-versa. Estes continuarão a declarar onde a ficha cadastral é movimentada. Atualmente, 109 municípios dos 139 existentes estão interligados pelo sistema informatizado de GTA - Guia de Trânsito Animal - online.

Dados
De acordo com os dados da última campanha, realizada em maio de 2011, o Tocantins imunizou 7.859.273 bovídeos dos 7.905.845 existentes, atingindo um índice vacinal de 99,41% do rebanho. “Em novembro de 2010, alcançamos 99,52% dos animais em idade vacinal e ficamos em 2º lugar no ranking nacional de vacinação contra a enfermidade”, destaca Rocha.

Zona de Proteção

Vale lembrar que na zona de proteção composta pelos municípios de Barra do Ouro, Campos Lindos, Goiatins, Lizarda, Mateiros, Recursolândia e São Félix do Tocantins, todos os animais, independente da idade, devem ser vacinados. Já que estes municípios fazem divisa com os estados do Maranhão e Piauí, considerados médio risco para a febre aftosa. (Ascom Adapec)