Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Após muita discussão e polêmica parece que a situação da vaga de primeiro suplente pode esfriar depois da notícia da permanência da deputada Josi Nunes (PMDB) no parlamento. A deputada havia recebido convite do prefeito de Palmas, Raul Filho (PT) para assumir a Secretaria Municipal Extraordinária de Assuntos Institucionais, mas optou por permanecer na AL.

De acordo com a própria deputada, que se posicionou através de nota, a motivação foram os projetos de leis que tramitam na Assembleia e que merecem sua atenção. Segundo a deputada, “o momento na Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins, onde serão votados Projetos de grande importância como o orçamento, me fizeram refletir melhor e tomar a decisão de não assumir, fato já comunicado ao Prefeito Raul Filho”.

Mesmo tendo prometido rever a situação da vacância do cargo de primeiro suplente da Casa, atualmente disputado pelo vereador de Araguaina Jorge Frederico (PSD) e o ex-secretário da Juventude, Ricardo Ayres (PMDB), Moreira destacou a importância da deputada do PMDB para o parlamento do Tocantins. “Vejo na Josi uma das deputadas mais preparadas desse parlamento. Sua permanência é muito importante para a Assembleia”, disse.

Mudança de cenário

No entanto, mesmo com todas as justificativas, nos bastidores, a informação que corre é de que a intenção da bancada de governo era não perder uma cadeira no parlamento, com a nomeação do vereador do PSD. Quando eleito primeiro suplente pela coligação que hoje compõe a oposição, Jorge Frederico era do PMDB. No entanto no início do segundo semestre deste ano, o vereador migrou para o PSD, o que causou a movimentação da bancada oposicionista para que o segundo suplente, Ricardo Ayres, assumisse a vaga.

A intenção, de acordo com informações de bastidores, é que a oposição se movimentava no sentido de manter Ayres no parlamento por sua postura combativa no plenário. Tanto que a primeira intenção ao indicar algum deputado da oposição para uma pasta no município, era convidar o deputado Iderval Silva (PMDB). Contudo, depois da rejeição de Iderval, o nome de Josi foi o alçado ao cargo.

Depois das discussões, o vereador de Araguaina entrou com ação na Justiça para reaver seu posto de primeiro suplente, retirado pela Assembleia após a renúncia à primeira convocação para assumir no lugar de Manoel Queiroz (PPS). Este pode ter sido um dos motivos para a negativa de Josi ao prefeito de Palmas. A oposição precisa de todos os votos possíveis para matérias importantes em trâmite, como a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e as remunerações de procuradores e defensores públicos estaduais. Além disso, conforme informado por uma fonte ao Conexão Tocantins, as contas referentes ao exercício de 2009, do governador Marcelo Miranda (PMDB) também estão próximas de serem analisadas pelo parlamento.