Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Walquerley Ribeiro

Foto: Walquerley Ribeiro

A Secretaria Municipal da Saúde de Palmas (Semus) e parceiros fazem grande mutirão de combate a dengue e de limpeza, na região Sul de Palmas, desta terça-feira, 8, até a próxima sexta-feira. A abertura acontece nesta manhã em frente à sede da Associação de Moradores do Setor Maria Rosa.

De acordo com o secretário Samuel Bonilha, estão sendo beneficiados, além do Setor Maria Rosa, Morada do Sol I e II, parte dos setores Belo Horizonte e Bela Vista. “Equipes de combate a Endemias do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) já iniciaram ontem vistorias em imóveis, destruindo focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e conscientizaram a importância da participação da população, no combate à endemia”, informa Bonilha.

Parceiros

Durante o mutirão, fiscais de obras, postura e da Vigilância Sanitária (Visa/Palmas) vão notificar proprietários de imóveis em condições insalubres. Agentes da Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos (Semasp) farão a palitação de áreas públicas para a retirada de recipientes plásticos, sacolas e outros materiais que propiciam a formação de criadouros. Alunos das ecolas do bairro, do Cemei e CRAS também participam do evento. Membros da Associação de Moradores de todos os bairros envolvidos atuarão na distribuição sacos plásticos e material informativo.

“Estamos nos envolvendo nesses mutirões porque reconhecemos a importância de ações como essas e a nossa responsabilidade no combate à doença”, destaca Adriano Pereira, |presidente da Associação dos Moradores do Setor Maria Rosa.

Ingresso Forçado

Guardas metropolitanos e um chaveiro farão o ingresso forçado em imóveis abandonados. “Com o ingresso forçado nossos agentes de endemias têm acesso a casas fechadas a fim de destruir focos do mosquito da dengue e realizar o tratamento de ralos, fossas abertas e outros depósitos de água fixos, ambientes de fácil acesso ao mosquito”, explica José Benedito Alves, coordenador do mutirão. (Ascom Semus)