Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação Pacientes estão convivendo com poeira e barulho da obra segundo vereador Marcelo Queiroz Pacientes estão convivendo com poeira e barulho da obra segundo vereador Marcelo Queiroz
  • Vereador Willian Oliveira faz oposição ao prefeito

Os vereador de Araguacema, Marcelo Queiroz (PMDB), entrou em contato com o Conexão Tocantins para questionar uma reforma que a Prefeitura vem realizando no hospital da cidade.

Segundo o vereador Marcelo, a reforma tem sido feita com os pacientes dentro do hospital gerando incômodo tanto aos hospitalizados como aos acompanhantes. Os vereadores Thiago Simas (PPS) e William Oliveira (PSD) também questionam a obra, segundo Queiroz.

A reforma do hospital, segundo o parlamentar, deveria ter começado em 2009 quando a licitação foi feita, mas só teve início neste ano. O motivo alegado pelo prefeito para não ter começado a reforma na época, segundo o vereador Queiroz, seria a falta de local com estrutura adequada para relocar os pacientes e a estrutura do hospital. A reforma foi iniciada recentemente sem a relocação dos pacientes.

“Os pacientes encontram-se sob forte cheiro de tinta, muita poeira e barulho em razão da reforma, o que piora ainda mais o estado de saúde dos pacientes. Isso é caso de policia o que vem acontecendo neste hospital”, disse o vereador.

Segundo informações de um dos pacientes uma idosa teria passado mal e teve que ser retirada do local em virtude dos problemas trazido pela reforma com os pacientes dentro do hospital. “O problema é serio e merece providências por parte da vigilância sanitária do Estado. É caso de polícia. Vamos levar os fatos ao conhecimento do secretario de saúde do estado do Tocantins e do Ministério Publico Estadual”, completou.

Outro questionamento dos vereadores é com relação à transparência nos valores da obra que teria começado sem exposição nos valores, nem prazo para término da obra e ainda sem a empresa responsável.

O outro lado

O Conexão Tocantins entrou em contato com o prefeito de Araguacema, João Paulo Ribeiro Filho neste sábado, 19, para tratar do assunto mas o gestor informou que os questionamentos dos vereadores são fruto de uma ação política contra o gestor.

Segundo o prefeito os vereadores denunciaram várias vezes a demora no início da obra e agora estão questionando porque a reforma começou. “Como eu desocupo o hospital se só tem um na cidade”, argumentou.

Paulinho, como é conhecido o prefeito, disse não lembrar o nome da empresa que está executando a obra mas garantiu que os vereadores tem essa informação. A obra, segundo termo assinado entre a empresa e prefeitura, tem previsão de término em dezembro deste ano. O hospital foi construído em 1997 e nunca passou por reforma, segundo o prefeito.