O Dia do Cliente deste ano teve cerca de 86 mil tentativas de fraude no e-commerce, número que representa um total de R$ 97,6 milhões em fraudes evitadas. Em comparação a 2021, houve queda de 20,7%. Os dados são da ClearSale (CLSA3), empresa referência em inteligência de dados com múltiplas soluções para diferentes mercados. Foram analisados os pagamentos realizados via cartão de crédito, no período de 2 a 15 de setembro.
"Os números podem indicar, sim, uma queda no cenário de risco de um ano para o outro. O que pode ser explicado por alguns fatores, como a maior conscientização das pessoas que entraram no mercado digital durante a pandemia, que estão mais atentas em relação à segurança dos dados e importância de ter senhas mais robustas, por exemplo. Além disso, reforça o trabalho cada vez mais eficiente da ClearSale em identificar essas tentativas de fraude e evitá-las com soluções inovadoras, utilizando tecnologia avançada de Inteligência Artificial e Machine Learning", afirma Marcelo Queiroz, Head de Estratégia de Mercado da ClearSale.
Produtos
As categorias que geraram maior número de tentativas de fraude no Dia do Cliente em 2022 foram: acessórios (4,74%), eletrônicos (4,66%), celular (3,48%), ferramentas (3,36%) e automotivo (3,11%). No ano anterior, a lista foi constituída por: eletrônicos (6,51%), bebidas (6,13%), celular (6,06%), ar-condicionado (5,21%) e eletrodomésticos (4,27%).
Mercado Financeiro, Telecomunicações e Vendas Diretas
Os mercados financeiro, de telecomunicações e de vendas diretas também foram analisados no período. Houve mais de 32 mil tentativas de fraude em transações financeiras, o que representa cerca de 4% da quantidade total de propostas. Já em telecomunicações, o número de fraudes evitadas foi de 24,7 mil, fatia que significa 4,14% dentro do total. Por último, as vendas diretas tiveram em torno de 4,4 mil ações fraudulentas, 4% de todas as transações avaliadas no estudo.