Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Começam as filmagens do curta metragem “Um dia de sol”, roteiro e direção de Nival Correia, direção de arte e fotografia de Caio Brettas. As locações estão sendo feitas nos distritos de Buritirana e Taquarussu e Município de Santa Tereza do Tocantins.
“Um dia de Sol” conta a história de Zinho, um garoto de 10 anos, e sua família que mora nos rincões do nosso cerrado. Zinho e sua família, acostumado ao paraíso verde que o cerrado proporciona e ao inferno social que só a política faz, são encurralados numa perseguição entre policiais e bandidos. A partir daquele dia, a família de Zinho é obrigada a tomar decisões. A política, corrupção, honestidade e família são temas retratados neste curta de forma muito subjetiva e ao mesmo tempo simples.

O curta é produto do ponto de cultura Cine Buriti da Ong Comunidade Palmas Ativa patrocinado pelo Ministério da Cultura/Governo Federal, Fundação Cultural de Palmas / Prefeitura de Palmas e do Programa Mais Cultura – Ponto de Cultura.

Projeto

O projeto Cine buriti é uma ação cultural que capacitam jovens e adolescentes das comunidades rurais de Buritirana através do ensino da linguagem cinematográfica e artística. O Projeto, além de capacitar, também discute entre os alunos os problemas e principais assuntos daquela comunidade, a fim de transformar a discussão em um curta-metragem. A comunidade assistirá os curtas-metragens criados pelos alunos, assim como assistirá outros filmes tocantinenses e ainda apresentações locais.

O Cine Buriti é um espaço para a arte, o ensino-aprendizagem, trabalho coletivo e a pesquisa, uma vez que estimula a criatividade colaborando para a formação integral do jovem e desenvolvendo aspectos sociais, afetivos, estéticos, éticos e cognitivos, ao mesmo tempo em que reflete e relaciona com as questões que envolvem o seu cotidiano e a realidade social mais ampla.

Aos sábados e domingo, o projeto grava em Taquarussu e Buritirana com a participação de adolescentes alunos das oficinas de interpretação e produção para cinema do ponto de Cultura Cine Buriti. (Assessoria de imprensa do projeto)