Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O primeiro dia da viagem oficial do governador Siqueira Campos e comitiva ao Japão foi de reuniões para apresentação da potencialidade do Estado. O Governador foi recebido pelo príncipe herdeiro do Japão, Naruhito Kōtaishi Denka, quando conversaram sobre o estado de saúde do Imperador Akihito e sobre as relações institucionais entre o Tocantins e o Japão.

Em seguida, Siqueira Campos e a comitiva foram recebidos pelo embaixador Marcos Galvão, em sua residência, onde também estava o ex-embaixador Hidetoshi Ukawa. Durante a reunião, que terminou com um almoço oferecido pelo Embaixador, os secretários Ernane Soares, da Indústria e Comércio, Jaime Café, da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Agrário e o presidente da Mineratins, Carvalho Pinto, fizeram apresentações das respectivas áreas a empresários japoneses.

A presidente da Fundação de Ciência e Tecnologia , Andréa Stival e o reitor da Unitins, Joaber Divino Macedo também falaram aos empresários sobre os interesses do Estado na área de cooperação tecnológica e educacional. O secretário Raimundo Boi, da Gestão Hospitalar, falou sobre a necessidade e o interesse do Governo em equipar melhor os hospitais públicos do Estado com aparelhos de ressonância magnética e tomografia.
O Governador falou sobre as oportunidades no Tocantins, que, segundo ele, aumentarão com a possível parceria do Estado com o JBIC – Banco de Cooperação Internacional do Japão e com o Banco Mundial, com o apoio do Governo Japonês.

Nesta terça-feira, 22, o Governador e comitiva têm reuniões em Tóqui com a JICA (Agência Japonesa de Cooperação), com o JBIC e com a Mitsubishi.
Encontro com o vice Ministro dos Negócios Estrangeiros

Ainda na segunda-feira, dia 21, o governador Siqueira Campos e comitiva se reuniram com o vice-Ministro Toshiyuki Kato, dos Negócios Estrangeiros do Japão. O Governador agradeceu o apoio financeiro e de cooperação técnica recebidos em seus mandatos anteriores, para projetos do Governo do Estado, como o Prodecer III e o Pertins – Programa de Eletrificação Rural do Tocantins.

Siqueira Campos declarou solidariedade às vitimas, principalmente aos familiares dos falecidos da região atingida pelo Tsunami, em março deste ano. “Sei que foram incalculáveis prejuízos, no nordeste do Japão”, disse o Governador. O vice-Ministro informou que irá visitar Kessen-Numa, Provincia de Miyagui, no dia 25 próximo, onde ainda há trabalhos de recuperação dos estragos causados pela tragédia.
Na época, o Governador apresentou, via Embaixada do Japão, em nome do povo do Tocantins, um oficio convidando o povo atingido para optar a viver no Estado. “Temos vários projetos de irrigação, projetos agrícolas para a fruticultura, aquicultura e também de mineração que teriam um imenso avanço com a colaboração dos japoneses”, disse Siqueira Campos a Kato.
O Governador informou que aproximadamente 270 familias japonesas vivem hoje no Tocantins e espera que as vítimas do tsunami reconquistem um novo desafio da vida , construindo o Tocantins juntos, e disse orar para que jamais repita uma tragédia deste genero.

O Vice-ministro ficou sensibilizado com a proposta do Estado do Tocantins, e agradeceu a visita, garantindo