Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

O Banco Pérola, uma organização social sem fins lucrativos que tem por objetivo dar acesso a crédito a jovens empreendedores, lançará no dia 24 de novembro a primeira franquia social no Estado do Tocantins. O banco oferecerá empréstimos para que pessoas com idade entre 18 e 35 anos que queiram criar, ampliar ou melhorar um negócio. Diferentemente das linhas de crédito tradicionais, o microcrédito tem a função social de dar condições para que jovens empreendedores desenvolvam projetos que gerem emprego e renda para si e para a sua comunidade. O microcrédito é, portanto, um empréstimo de pequeno valor, oferecido a taxas de juros mais baixas a pessoas que precisam de crédito, mas não apresentam as condições e as garantias exigidas pelos grandes bancos comerciais.

Vanessa Patrús, presidente do Banco Pérola Tocantins - Associação de Crédito ao Empreendedor Dr. João Patrús de Souza, afirma que, como já sofreu na pele as dificuldades de ser jovem, sem experiência e sem recursos, sabe bem o que significa a oportunidade que a organização oferece. “Fiquei impressionada com o poder da transformação social que o microcrédito produtivo e bem orientado, faz na vida e na auto-estima de um jovem, de sua família e também da comunidade. E para ser ainda mais sonhadora, a transformação que pode ocorrer na cidade, num país e quem sabe, no mundo", diz.

Como parceiro do Banco, também será lançado na mesma data em Palmas, o Projeto Pérola - Associação Educacional e Profissionalizante Dr. João Patrús de Souza, uma associação educacional e profissionalizante sem fins lucrativos. Vanessa, que também dirigirá a instituição completa. A expectativa inicial é de beneficiar 210 empreendedores no banco por ano e 300 jovens no projeto Pérola no primeiro semestre de 2012.

Sobre o Projeto Pérola
Criado em Sorocaba, interior de São Paulo, no ano de 2000, o projeto é uma organização social que tem por objetivo promover a conquista da sustentabilidade e dignidade de grupos sociais, valorizando talentos e lideranças através de ferramentas sociais. Oferece cursos de informática e também aulas de cidadania, onde os alunos estudam sobre o meio ambiente, o mercado de trabalho e responsabilidade social. Ao longo de onze anos, o Projeto Pérola já formou mais de 21.000 alunos e beneficiou mais de 50.000 pessoas entre crianças, jovens e adultos, distribuídas em 50 unidades, sendo 32 localizadas na cidade de Sorocaba e as demais em Iperó, Itapetininga, Mairinque, Salto e Votorantim, todas no interior de São Paulo.

Sobre o Banco Pérola
A ideia do Banco surgiu em 2009 através da sensibilidade de Alessandra França, uma jovem na época com 24 anos, moradora de Sorocaba, que atuava como coordenadora do Projeto Pérola, depois de ser também uma aprendiz da organização. Em contato constante com jovens de famílias de baixa renda, Alessandra percebeu o quanto era difícil o acesso dessas pessoas aos serviços financeiros, como linhas de crédito. Alessandra então participou de um processo de formação na Artemisia (organização pioneira no tema dos negócios sociais no Brasil) e elaborou um plano de negócios que visava implementar suas ideias. Assim nasce o Banco Pérola, apoiado inicialmente pela Artemisia.

O banco hoje tem 130 clientes na cidade de Sorocaba, e agora, lança sua primeira franquia social. Para Alessandra França "é um grande passo, já que, pessoas de vários estados poderão ser beneficiadas. É um sonho que começa a ser concretizado". (Assessoria de Imprensa)