Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Foto: Edu Fortes/Secom Palmas

Foto: Edu Fortes/Secom Palmas

A Prefeitura de Palmas e a Caixa Econômica Federal firmaram nessa quinta-feira, 30, um Protocolo de Intenções para fortalecer o microcrédito produtivo e orientado oferecido pelo Banco do Povo de Palmas. A assinatura ocorreu durante o lançamento do Programa Acredita Tocantins, no Palácio Araguaia. A iniciativa representa um avanço importante nas políticas públicas municipais voltadas ao fomento do empreendedorismo popular e à inclusão financeira.

O prefeito Eduardo Siqueira Campos destacou a relevância da parceria para o município. “O Banco do Povo é uma ferramenta de inclusão. Quando aproximamos instituições como a Caixa Econômica e demais parceiros, ampliamos nossa capacidade de atender mais pessoas e oferecer condições que realmente transformem a vida dos nossos empreendedores”, afirmou o gestor.

A superintendente regional da Caixa Econômica, Delma Silva, também ressaltou o caráter social do acordo. “Hoje é um dia muito especial, porque a assinatura deste termo representa mais do que uma parceria institucional — é um compromisso com as pessoas, com o desenvolvimento, a inclusão e as oportunidades. Quando unimos esforços com parceiros que compartilham dessa visão, conseguimos chegar mais perto de quem realmente precisa”, destacou.

Inclusão produtiva

O acordo firmado entre a Prefeitura e a Caixa prevê troca de informações técnicas e o desenvolvimento de projetos conjuntos que facilitem o acesso ao microcrédito produtivo orientado. Como instituição financeira pública, a Caixa tem entre suas atribuições promover o desenvolvimento sustentável e a inclusão produtiva, com linhas de crédito voltadas ao fortalecimento das economias locais.

Já o Banco do Povo de Palmas, vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Empreendedorismo, atua como agente municipal de fomento, apoiando empreendedores que muitas vezes não têm acesso aos serviços bancários tradicionais, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social da capital.

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Empreendedorismo, Henrique Nesello, reforçou o impacto positivo da iniciativa: “A parceria com a Caixa fortalece ainda mais as políticas públicas que estamos implementando no Banco do Povo para facilitar o acesso ao crédito e promover a inclusão financeira, com papel fundamental no apoio a microempreendedores, pequenos produtores e trabalhadores informais", disse. (Secom Palmas)