Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Com a chegada do período chuvoso, os agricultores já iniciam o preparo do solo, visando o plantio das culturas, já que nos próximos dias começa oficialmente a safra de alguns cultivos como arroz, soja, milho, abacaxi, além de plantações de eucalipto. O bom preparo do solo influencia significativamente na produtividade dos grãos, frutas, entre outras culturas.

Segundo o coordenador de Desenvolvimento Vegetal da Seagro, José Américo Vasconcelos, aproveitando o início do período chuvoso os produtores podem fazer o preparo do solo e posteriormente o plantio de acordo com o zoneamento de cada cultura. “É importante ressaltar que o bom preparo, manejo e conservação de solo são fatores preponderantes para uma produtividade sustentável e ambientalmente correta”, explicou, completando que uma das técnicas fundamentais a serem adotadas é a utilização de curvas de nível.

Todo plantio deve ter como parâmetro básico a análise do solo, pois com esses dados o engenheiro agrônomo deverá recomendar, calagem e adubação adequada para cada cultura. Outro fator importante é uma boa regulagem das plantadeiras, pois assim serão lançadas ao solo as quantidades recomendadas de sementes e adubos.

Tal como a boa regulagem das plantadeiras, deve-se observar a regulagem dos pulverizadores para efetuar os combates nos momentos adequados, certificando que o operador usará os EPI’S – Equipamentos de Proteção Individual – recomendados. E finalmente, para obter uma boa colheita é preciso também que as colheitadeiras estejam aferidas e calibradas para evitar perdas, garantindo ao produtor uma resposta positiva a todo investimento feito no solo. (Ascom Seagro)