Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

O governador Siqueira Campos determinou hoje, 24, ao secretário de Educação, Danilo Melo, que elabore protocolo de intenções a ser enviado ao Governo Japonês visando implementar um programa de intercâmbio educacional e cultural entre o Tocantins e aquele país.O interesse de uma ação nesse sentido foi demonstrado pelo Governador e prontamente correspondido. O intercâmbio deverá beneficiar professores, pesquisadores e alunos de todas as instituições educacionais do Estado, especialmente as pessoas que tenham domínio da língua inglesa.

Para o secretário de Educação a possibilidade de intercâmbio beneficia a todos, principalmente aos professores e pesquisadores que poderão inserir-se em programas de mestrado e doutorado no Japão.

O reitor da Universidade do Tocantins, Unitins, Joaber Macedo, visitou a Japan Radio Company (JRC), antiga estatal japonesa fundada em 1915. Lá, conheceu os equipamentos e o sistema de transmissão da TV digital da empresa, com o intuito de firmar parceria para implantação do projeto de digitalização da Redesat, que atenderá a milhares de estudantes através do ensino a distância. O reitor da Unitins apresentou, durante o encontro com o Japan Bank of International Cooperation (JBIC), odesejo de conseguir investimentos para o desenvolvimento do projeto da televisão digital pública.

Nesta mesma data, o governador Siqueira Campos visitou uma fábrica de salsicha de peixe, que é um alimento muito popular no Japão e que contribui para a redução do nível da diabete e das doenças coronárias da população. Pela sua importância social, a fábrica mereceu uma visita do próprio imperador japonês. Segundo o governador, existe uma gama imensa de possibilidades de investimentos no Tocantins, envolvendo a pareceria de empresários japoneses e tocantinenses. O Tocantins tem condições hídricas eclimáticas para o desenvolvimento de projetos de piscicultura aproveitando a avançada tecnologia japonesa.

O governador manteve também contatos com representantes da classe médica japonesa, sendo que eles demonstraram um verdadeiro encantamento com o Estado e muitos deles manifestaram a vontade devir para o Tocantins. O governador Siqueira Campos disse que pretende mudar completamente a saúde do Estado, com a participação vigorosa de toda a classe médica, investindo no aparelhamento para o atendimento de altas complexidades nos três principais polos de desenvolvimento do Estado, Palmas, Araguaina eGurupi. (Secom)