Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Instituições e personalidades de Palmas que lutam na implementação de ações afirmativas e projetos para a construção e evolução da Igualdade Racial no Tocantins receberão a Comanda de Honra ao Mérito Zumbi dos Palmares deste ano. A homenagem será concedida pela Câmara de Palmas no dia 30 de novembro a partir das 9 horas da manhã durante Sessão Solene. A Câmara Municipal de Palmas é a única Instituição Tocantinense a premiar trabalhos de Combate ao Racismo no Estado.

Este ano, visando valorizar e incentivar a aplicação da lei 10.639/03 que obriga o ensino da cultura afro na rede de ensino a Escola Municipal Luiz Gonzaga será uma das homenageadas em razão das ações contínuas em prol da temática no ambiente escolar.

O Instituto Federal Tecnológico do Tocantins - IFTO será também um dos homenageados com a Comenda. O IFTO foi o primeiro instituto do Brasil de Educação Tecnológica a adotar cotas para quilombolas.

Outra instituição escolar que será agraciada com a homenagem é o Colégio Militar de Palmas (antigos CEM de Palmas), que vem sendo destaque e referência através do trabalho coordenado pela docente Claudiomara Faria Luz e realizado com total apoio da direção em conjunto com os alunos.

A Coordenadora da Mulher, Direitos Humanos e Equidade de Palmas desde 2005, Rosimar Mendes, também receberá a Comenda em homenagem à sua dedicação e pioneirismo na luta pela igualdade racial no Tocantins, na defesa da mulheres e pelos Direitos Humanos. Rosimar tem 54anos, nascida em Ananás (TO), é professora efetiva da rede estadual de ensino, formada em Letras pela Unitins, foi uma das fundadoras do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado do Tocantins - Sintet, sendo presidente por 3 mandatos. Foi fundadora da CUT-TO, sendo sua presidente por 2 mandatos, nesse período colaborou com a criação do Grupo de Consciência Negra do Tocantins - GRUCONTO, sendo uma incansável militante dos direitos da população negra, na Coordenadoria da Mulher, Direitos Humanos e Equidade - COMUDHE, da Prefeitura de Palmas coordenou o programa Palmas para a Igualdade Racial entre 2006 e 2009, tendo atendido mais de 140 jovens negros, com formação para o mundo do trabalho e oficinas de cidadania, cada jovem recebia uma bolsa com uma ajuda de custo.

Vão participar da sessão, ativistas do movimento negro e representantes de instituições ligadas a temática no Estado.

Indicações

A proposta da Comenda é de autoria do vereador Bismarque do Movimento (PT) que apresentou o projeto em 2009. Para a escolha dos homenageados foram acolhidas as indicações do Coletivo Enegrecer, e do Fórum de Educação e Cultura Afro Brasileira do Tocantins.

2010

A primeira edição da homenagem foi ano passado quando no dia 14 de dezembro a Câmara entregou a Comenda para Mãe Magna de Oxum (Aldenora Maria do Nascimento) pioneira na expansão da religião de Matriz africana em Palmas, o Gruconto e Mestre Timbau (Luiz Carlos Silva) que leva a capoeira aos moradores de periferias na cidade de Porto Nacional.