Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para os presidiários e adolescentes que cumprem medidas socioeducativas privados de liberdade serão aplicadas nesta segunda-feira, 28 e terça-feira, 29, nos estabelecimentos prisionais e nas unidades de internação em todo o país.

No Tocantins 31 presos inscritos farão o exame que tem início às 12:00 h, com duração de 04 horas e meia. Os detentos deverão responder ao questionário socioeducativo antes da realização da prova.

Em Palmas, 09 detentos da Unidade de Regime Semi Aberto – URSA serão beneficiados com a edição do ENEM 2011.

Nesta segunda serão avaliados os conteúdos de Ciências Humanas e Ciências da Natureza. Na terça-feira os participantes farão provas de Linguagens, Códigos, Matemática, além de uma redação.

A Secretaria da Justiça e dos Direitos Humanos em parceria com a Secretaria da Educação selecionaram as unidades prisionais onde serão aplicadas as provas.

Segundo o Secretário da Justiça e dos Direitos Humanos, Djalma Leandro, a educação é o primeiro passo para a ressocialização. “A escola deve estar presente durante todo o cumprimento da pena e para o governador Siqueira Campos é prioridade que todos os reeducandos façam cursos profissionalizantes e após cumprir sua pena saia com uma profissão e oportunidade de emprego”, finalizou.

Segundo o edital, a participação no Enem é voluntária. A prova é destinada àqueles que já concluíram o ensino médio ou àqueles que não terminaram essa etapa, mas pretendem obter o certificado de conclusão por meio da prova. Ainda segundo o edital, não podem participar dessa edição do Enem pessoas que tiverem a liberdade decretada antes do exame.