Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Alunos de cursos profissionalizantes do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – Senai de Palmas, conheceram na manhã desta segunda-feira, 28, a base de distribuição de combustíveis da Petrobrás Distribuidora, Base de Porto Nacional - BAPON, localizada no distrito de Luzimangues, a 25 km da Capital. Durante toda a manhã, técnicos da UTC Engenharia, empresa responsável pela obra no Estado, apresentaram aos alunos das áreas de construção civil e gestão, todo o canteiro de obras e fizeram apresentação de vídeos institucionais. A visita faz parte da programação do Projeto Escola de Vida e Trabalho, realizado em parceria com a Secretaria Estadual da Educação do Tocantins - SEDUC.

A BAPON é a maior obra da Petrobrás Distribuidora do País, com área de 120 mil metros quadrados e 14 tanques com capacidade de armazenamento de 35 mil metros cúbicos de combustível. Com previsão de término da obra para abril de 2013, a UTC pretende contratar até março de 2012, considerado “pico” da obra, aproximadamente 600 profissionais, tanto em mão de obra direta (execução de campo), quanto na área administrativa.

A gerente do Centro de Treinamento do Senai de Palmas, Leidivan Dias Lucena, destacou a preocupação das duas instituições em qualificar a mão de obra local. Segundo ela, a empresa buscou autorização junto à Petrobrás para abrir as portas aos visitantes e mostrar como a empresa funciona e até onde vai.

“Para o aluno do Senai isso é maravilhoso, pois desperta nele como funciona realmente um ambiente de trabalho. Circular nos ambientes e ouvir os técnicos falarem em geração de emprego e renda, certamente gera um grande estímulo nos alunos”, disse Leidivan acrescentando ainda o comprometimento do Senai com a oferta de cursos na área da construção civil, destaque na oferta de empregos no Tocantins.

“Olhando para as demandas da UTC, estamos comprometidos com a oferta de cursos na área de soldagem. Eles [o corpo responsável pela obra] precisam de muitos soldadores e nós vamos iniciar um trabalho de preparar um bom ambiente físico, tecnológico e de instrutoria para atender essa demanda. Estamos nos adequando para que, cada vez mais, possamos ser referência em educação profissional”, afirmou.

A prefeita de Porto Nacional, Tereza Martins, falou sobre a inserção dos jovens no mercado de trabalho e qualificação de mão de obra. “Não só para Luzimangues, distrito de Porto Nacional, é gratificante ter esse apoio do Senai, juntamente com a UTC. Estamos em pelo desenvolvimento e acreditamos que podemos oferecer mão de obra qualificada e inserir todos esses jovens no mercado de trabalho”, disse.

Oportunidade

Hermelino Viana, líder operacional e responsável pela obra no Estado, disse que a prioridade da UTC é contratar profissionais no Tocantins. No último dia 11 deste mês a empresa participou da solenidade de conclusão dos cursos de Pedreiro e Carpinteiro, que foram demandados ao Senai, em Porto Nacional.

“Queremos contratar pessoas do próprio Estado no decorrer do desenvolvimento da obra e é por isso que fazemos parcerias com o Senai. Além de atender a nossa demanda, é importante que o Tocantins tenha pessoas aptas para atuarem em outras grandes obras. A filosofia da empresa é priorizar a mão de obra local, respeitando os quesitos contratuais com a Petrobrás. Para o início do empreendimento, a empresa trouxe, de outros estados, pessoas estratégicas para atuar na obra”.

Hermelino acrescentou ainda que a empresa pretende oferecer, até o início de 2012, estágios para técnicos nas áreas da construção civil e engenharia. Técnicos da empresa já estão participando de algumas aulas no Senai para identificar os alunos que são destaques. “Queremos gente qualificada e apta para atuar na obra. Hoje estamos em uma fase de demanda na área da construção civil. A partir de março, aumentaremos todo nosso quadro efetivo”, disse.

Bastante motivado, George Alves Pacheco, aluno do curso de Eletricista, avaliou como proveitosa a visita e parabenizou a iniciativa do Senai. “Essa visita vai contribuir muito para a minha formação. De perto, tive também um grande aprendizado. Fiquei bastante interessado pela obra, principalmente quando falaram que estão previstas mais contratações”, afirmou.

Estiveram presentes ainda na visita, colaboradores do Senai, a secretária municipal da Educação de Porto Nacional, Janita Neres e os vereadores de Porto Nacional Sara Mourão e João Justino. (Ascom Fieto)