Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Na abertura oficial da I Semana de Normas e Procedimentos de Controle Externo do TCE/TO, nesta terça-feira, 29, o presidente do Tribunal de Contas do Estado, Severiano Costandrade destacou a importância do controle da boa aplicação do dinheiro dos contribuintes. “Não é justo ver o dinheiro dos impostos pagos com suor dos trabalhadores, do suor de todos nós, sendo desviado. Estamos aqui para cumprir nosso papel, que é fazer com que os recursos sejam bem aplicados”, disse.O evento recebeu mais de 1700 inscrições, distribuídas em 29 oficinas, e segue até o dia 2 de dezembro.

“O Tribunal de Contas é a casa da administração pública. E esta é a oportunidade de estarmos juntos discutindo, trocando ideias e tirando dúvidas sobre a nova contabilidade e outros assuntos relacionados à gestão”, completa o presidente. As capacitações são realizadas simultaneamente no auditório do TCE e no Instituto de Contas.

Participam do evento gestores, técnicos, servidores públicos e estudantes. “Quando vemos tantas inscrições percebemos que existe uma grande demanda e que temos que atendê-la”, finaliza Severiano. As oficinas são ministradas por servidores do Tribunal de Contas e técnicos da Secretaria do Tesouro Nacional (STN).

Palestra

Na manhã desta terça-feira, 29, mais de 200 pessoas participaram da oficina “Procedimentos Contábeis, Patrimoniais e Específicos”, com o técnico da STN, Henrique Ferreira Souza. O tema central são as mudanças na contabilidade pública, “que objetivam, justamente, que as funções sociais dos procedimentos contábeis sejam percebidas”, explica o instrutor.

De acordo com o instrutor, as novas normas de contabilidade convergem com as regras internacionais “e precisam ser repassadas aos gestores para que possam se adequar, de acordo com a realidade de cada um”.

“As mudanças trazem benefícios para todos, já que possibilitam melhorar a qualidade da gestão. Estou satisfeito em ver o interesse dos participantes e a iniciativa do TCE em promover a capacitação”, enfatiza o Henrique.

Na programação da tarde, cursos: “Auditorias de Receita”, “Responsabilidade Socioambiental”, “Principais Irregularidades em Licitações”, “Prestação de Contas 2011” e “Suprimentos de Fundos”. (Ascom TCE)