Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Nos próximos cinco dias o espírito de conciliação toma conta do Poder Judiciário brasileiro, pois “Conciliar é a forma mais rápida de resolver conflitos”, como afirma campanha publicitária do Conselho Nacional de Justiça para divulgar a Semana Nacional de Conciliação que iniciou em todo país hoje.

No Tocantins, a abertura dos trabalhos se deu no Salão do Tribunal do Júri de Palmas, às 9 horas, com a presença de autoridades do Poder Judiciário, Ministério Público, Executivo Estadual e sociedade. O evento foi transmitido para as 42 Comarcas do Estado via satélite pela Escola Superior da Magistratura (Esmat). A Justiça Federal também participou do evento que deu inicio às conciliações de sua competência.

Ao abrir o evento, o Juiz de Direito Gilson Coelho, Coordenador da Central Estadual de Conciliação, que na oportunidade representou a Presidente do Tribunal de Justiça do Tocantins, Desembargadora Jacqueline Adorno, agradeceu a participação de todos. Ele disse acreditar na conciliação como forma de se conquistar a paz social. “Quando há sentença do juiz alguém sempre sai desagradado, porém quando há a conciliação consegue-se a paz entre as partes.”, afirmou.

O coordenador da Central de Conciliações de Palmas, Juiz Nelson Coelho, ao fazer uso da palavra, destacou a importância dos profissionais que irão intermediar as audiências conciliatórias – magistrados, operadores do direito e estudantes – afirmando que o sucesso da Semana depende do envolvimento deles. “Com o apoio de todos, teremos uma grande quantidade de processos encerrados, o que tornará possível disseminarmos ainda mais a cultura da pacificação”, disse.

Estão previstas, em todo Estado, a realização de 4.526 audiências conciliatórias. Mais de 200 conciliadores, dentre magistrados, estudantes de direito voluntários e servidores de Poder Judiciário estão envolvidos. Os trabalhos acontecem até a próxima sexta-feira (02/12). A previsão é que o resultado do ano passado seja ultrapassado, alcançando mais de 50% de acordos entre as partes.

2º Grau

O gabinete do Desembargador Bernardino Luz, que também participará da Semana Nacional de Conciliação, iniciou suas audiências no auditório do Tribunal de Justiça na tarde desta segunda-feira (28/11). O Desembargador, que também prestigiou a abertura da semana de conciliações disse ser um entusiasta desse importante instrumento da Justiça. “Eu sempre acreditei no poder da conciliação como forma de obter resultados positivos em busca da pacificação”, afirmou. Estão previstas para acontecerem 75 audiências durante toda semana. (Ascom TJ)