Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Secretaria da Saúde de Palmas (Semus), através do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), faz palestra com o tema “Educação Ambiental – Dengue e Leishmaniose” para 600 alunos do Colégio CAIC, nesta quarta-feira, dia 30, às 14 horas, no Jardim Aureny IV.

A palestra vai falar sobre os sintomas e sinais de alerta da dengue e Leishmaniose visceral (calazar), formas de prevenção e notificação, além do ciclo evolutivo e reprodutivo do mosquito Aedes aegypti. “ Vamos ainda falar sobre a circulação do novo vírus DEn 4, na Capital, e quais as ações necessárias para a proteção da saúde” - completa José Benedito Alves – Coordenador de Endemias do CCZ.

Focos de fácil remoção

Estudos do CCZ mostram que mais de 40% dos criadouros do mosquito transmissor da dengue são de fácil remoção . “Durante as vistorias, nossos agentes encontram muitos criadouros que poderiam ter sido evitados com atitudes simples, como posicionar pneus em área coberta ou colocar areia em pratos de vasos de plantas” - explica Samuel Bonilha , secretário da Saúde de Palmas

Calazar

Quanto ao Calazar, Bonilha foi enfático: “ o lixo e restos de comida são alimentação do mosquito palha, vetor da Leishmaniose visceral e enquanto as pessoas continuarem alimentando o mosquito, jogando o lixo orgânico em terrenos baldios e quintais, o transmissor vai permanecer em nosso meio” - alerta o secretário. (Ascom Semus)