Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Divulgação O palestrante do BNB, Daniel Giuliano, respondendo aos questionamentos do público O palestrante do BNB, Daniel Giuliano, respondendo aos questionamentos do público
  • A coordenadora de Projetos Econômicos do Ceste com os palestrantes do BNB

Cumprindo mais uma etapa do Programa de Elaboração de Plano de Oportunidades e Investimentos e Fomento às Atividades Locais, o Consórcio Estreito Energia (Ceste) organizou um encontro com pequenos produtores, comerciantes, membros de associações do Município de Carolina e representantes do Banco do Nordeste do Brasil (BNB). A finalidade do encontro foi realizar uma palestra para apresentar informações e orientações sobre quais linhas de crédito adquirir na hora de realizar um investimento. A ideia é potencializar os negócios ofertados na Região Tocantina, especificamente nos municípios da área de abrangência da Usina Hidrelétrica Estreito (UHE Estreito). Ao final da palestra foram realizados atendimentos individuais com os participantes que demonstraram interesse na obtenção de crédito.

“A ação foi positiva, uma vez que grande parte do público nunca teve acesso a este tipo de informação ou mesmo acesso ao banco. Entretanto, acreditamos que as pessoas estarão melhor informadas sobre as potencialidades da região e como se organizar para desenvolver um plano de negócios”, avalia a coordenadora de Projetos Econômicos do Ceste, Daniella Brenny.

Com o resultado positivo do encontro organizado pelo Consórcio Estreito Energia, alcançando uma boa parte dos pequenos empresários de Carolina, o Ceste estende a ação a todos os empreendedores dos 11 municípios situados na área de abrangência da UHE Estreito. O Consórcio amplia a ação fazendo o acompanhamento destes pequenos empresários até outras instituições financeiras, com o mesmo objetivo, de esclarecer e informar quanto às linhas de créditos oferecidas.

Com o apoio do Ceste, os pequenos empresários procederão de uma forma coerente diante das ofertas de linhas de créditos disponibilizadas pelas instituições financeiras.

Moradora de Carolina, dona Josefa Maria da Conceição, de 55 anos, considera de grande importância a palestra organizada pelo Ceste. Ela, que é agricultora e cultiva arroz, milho e feijão, assegura que esses encontros vão contribuir muito para os pequenos empreendedores da região. “Às vezes você quer fazer alguma coisa, quer mexer com aquele setor, mas não sabe por onde começar ou a quem recorrer. Esse tipo de ação auxilia a gente. Estou aprendendo muita coisa. Volto para casa com mais informação e planos para ampliar minha plantação”, comentou a agricultora.

O representante do Banco do Nordeste da cidade de Porto Franco, Daniel Giuleno, e também um dos palestrantes, parabenizou a iniciativa do Ceste de convidar o banco para prestar esse tipo de esclarecimento à comunidade. “Temos objetivo e o dever de erradicar a pobreza. E um dos métodos que nós utilizamos para executar isso é dando acesso à linha de crédito para o pequeno produtor”, disse o palestrante.

Áreas Promissoras

As áreas citadas como promissoras durante a palestra foram: Agricultura Urbana, Apicultura, Artesanato, Aproveitamento dos Frutos do Cerrado, Negócios em Área Urbana, Piscicultura, Turismo, Viveiros de Produção de Mudas de Plantas Nativas, Produção de Farinha, Cultivo de Plantas para Produção de Biodiesel e Criação de Pequenos Animais.

Municípios abrangidos pela UHE Estreito

O Plano de Oportunidades de Negócios é direcionado aos empreendedores de Carolina e Estreito, no Maranhão, e Aguiarnópolis, Barra do Ouro, Babaçulândia, Darcinópolis, Filadélfia, Goiatins, Itapiratins, Palmeirante, Palmeiras do Tocantins e Tupiratins, no Estado do Tocantins.