Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

A Bancada Federal de deputados e senadores do Tocantins se reuniu nesta manhã de 1º de dezembro com o ministro da Educação, Fernando Haddad juntamente com o reitor da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Alan Barbiero em busca da ampliação do número de cursos de graduação ofertados nos campi universitários da Universidade Federal do Tocantins nas cidades de Arraias, Gurupi, Miracema do Tocantins, Porto Nacional e Tocantinópolis.

Segundo o reitor Alan Barbiero, a solicitação ao ministro se justifica porque a presença dos campi da UFT nestas cidades já está consolidada. Barbieri solicitou a abertura de pelo menos cinco novos cursos de graduação em cada um dos campi indicados.

O ministro Fernando Haddad acolheu a solicitação da UFT com a promessa de que pretende deixar o projeto com autorização assinada antes do carnaval, quando deve deixar o Ministério para concorrer ao governo da cidade de São Paulo. "De fato, quem leva educação superior para o interior é o Poder Público. A UFT tem o meu apoio", prometeu o ministro.

Apoio do Prefeito

Presente ao evento, o prefeito de Miranorte, Abrahão Costa defendeu que Miracema, distante apenas 20 km de Miranorte, tivesse o seu campus ampliado. "Os cursos são da região e não apenas da cidade", ressaltou o prefeito da cidade vizinha. O prefeito de Arraias, Wagner Gentil também reforçou a solicitação do reitor Barbiero.

Apoio da Bancada

O coordenador da bancada, senador João Ribeiro reforçou a solicitação do reitor lembrando a importância dos campi universitários para o desenvolvimento da região. "Não fosse à presença UFT no interior, todos nossos jovens estariam morando na capital", lembrou o senador.

Alem do reitor Alan Barbiero, participaram da reunião os professores Isabel Cristina, pré reitora de Graduação; Célia Alberia, campus de Miracema; Juscenei Gaberlline, do campus de Porto Nacional; Flávio Moreira, do campus de Tocantinopolis e Ildemar Vezolli, do campus de Arraias. Entre os parlamentares, os deputados Junior Coimbra, Laurez Moreira e Dorinha Seabra Rezende, alem do senador João Ribeiro e os vereadores Carlos Miranda e Junior Noleto, de Miracema. Os prefeitos Abrahão Costa, de Miranorte e Wagner Gentil, de Arraias. (Assessoria de Imprensa João Ribeiro)