Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Daniela Pires

Foto: Daniela Pires

Uma parceria que prevê a troca de informações da área de logística entre o Sistema Fieto – Federação das Indústrias do Estado do Tocantins e o Instituto Federal do Estado do Tocantins – IFTO de Porto Nacional, foi discutida em reunião realizada na tarde desta quinta-feira, 1º de dezembro, no campus da instituição no município.

O chefe de gabinete da presidência da Fieto, José Fernandes e o diretor do campus, Miguel Camargo debateram com o corpo docente as possibilidades de atuação conjunta das instituições para que a formação oferecida aos alunos do curso Técnico em Logística e do curso superior de Tecnologia em Logística atenda às exigências da indústria tocantinense.

Para isso, prevê-se a troca e o debate de informações e experiências sobre o assunto por meio da formação de um Comitê que reúna os agentes envolvidos e interessados no desenvolvimento logístico do Estado. “Queremos estabelecer bases de um Comitê que possa reunir todas as forças envolvidas em logística para formar um fórum de discussão, estudo e implementação de ações no Estado. A ideia é reunir nesse comitê a academia, o Sistema S, os empresários e também o Governo do Estado para fazermos com que as ações nasçam desse Fórum, e que cada um dos integrantes contribuam para que juntos possamos cotizar e tocar essas ações no futuro” pontuou Fernandes.

O diretor do campus do IFTO falou sobre as dificuldades enfrentadas pelos cursos da área de logística na obtenção de informações necessárias ao estudo acadêmico. Com a parceria, pretende-se minimizar problemas como dados ultrapassados e pouco contato do aluno com o mundo dos negócios e o setor produtivo.

“A Federação, por estar inserida no processo produtivo do Tocantins, traria informações reais dos levantamentos com relação às necessidades dos profissionais que irão ser inseridos no mercado, dados de construção, de levantamento de novas indústrias e as características desses profissionais que esse mercado irá absorver. E isso seria de grande relevância para as academias, não só para o IFTO, como também para a Universidade Federal do Tocantins – UFT”, disse.

Já no primeiro encontro foi discutida a possibilidade de realizar a troca de experiência entre as instituições por meio de visitas técnicas dos professores às unidades do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – Senai. O Senai possui 3 grandes escolas de logística no Brasil (em Santa Catarina, Bahia e no Maranhão).

O IFTO realizará no dia 19 de dezembro, no campus de Porto Nacional, a Jornada de Iniciação Científica com tema voltado para Logística. O Sistema Fieto será parceiro na jornada e levará um palestrante para explanar sobre o assunto. (Ascom Fieto)