Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Ascom Setas

Foto: Ascom Setas

A Setas – Secretaria do Trabalho e da Assistência Social e a Celtins – Centrais Elétricas do Tocantins firmaram nova parceria na manhã desta quarta-feira,7. A declaração do novo acordo foi feita durante a entrega de 80 cadeiras de rodas, pela Celtins, que serão distribuídas pela Setas às pessoas com deficiência cadastradas na secretaria. Atualmente, a Celtins doa 18 cadeiras por mês à Setas e, com a nova parceria, a doação será convertida em matéria prima, possibilitando que as cadeiras sejam fabricadas no Estado. O secretário da pasta, Agimiro Costa, explica as vantagens da mudança: “Com os materiais poderemos fabricar mais cadeiras, com mais qualidade e valorizando a mão de obra local. A secretaria tem uma fábrica de cadeiras de rodas onde trabalham sete pessoas com deficiência, todas qualificadas e muito capazes, queremos valorizar esse trabalho”.

De acordo o secretário Agimiro, o Tocantins tem uma demanda por 1.200 cadeiras de rodas e aumentar a fabricação de um produto de qualidade pode diminuir essa procura. “As cadeiras produzidas em nossa Fábrica têm maior durabilidade, impedindo que dentro de seis meses os beneficiados voltem para a fila de espera por uma nova cadeira”, afirmou.

Após visita à “Fábrica de Cadeiras de Rodas” da Setas e avaliação das peças produzidas, a coordenadora de Responsabilidade Social da Celtins, Maria Tereza Rodrigues, afirmou: “Está confirmado o novo formato da parceria entre Celtins e Setas, vamos ter cadeiras muito boas, além de gerar empregos para as pessoas daqui, um público que precisa muito ser inserido no mercado de trabalho”.

Segundo o vice-presidente executivo da Celtins, Alankardek Ferreira, fatores importantes levaram à mudança da parceria. “Nos impressionou muito a visita à Fábrica, pois a unidade tem uma aspecto social muito importante para nós (a inserção de pessoas com deficiência no mercado de trabalho) e outra coisa que nos impressionou foi a qualidade dos produtos, muito superior às cadeiras que compramos hoje", contou.

A Fábrica

A Setas possui uma Fábrica de Cadeiras de Rodas que produz e reforma cadeiras de rodas simples no intuito de possibilitar a acessibilidade de pessoas com deficiência de todo o Estado. Por apostar na inclusão produtiva desse público, a secretaria emprega na fábrica sete pessoas com deficiência. (Ascom Setas)