Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

O Cedrus - Conselho de Desenvolvimento Rural Sustentável está analisando a viabilidade de 30 projetos para aquisição de Crédito Fundiário, que contemplam 30 associações em diferentes municípios do Estado do Tocantins. A avaliação dos projetos iniciou na manhã desta terça-feira, 13, em reunião, no auditório da Caixa Econômica Federal e vai até quarta, dia 14.

Para o subsecretário de Assentamentos e Pequenas Propriedades da Secretaria Estadual da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário (Seagro), Rodolfo Botelho, a aquisição do crédito é um reforço no desenvolvimento da agricultura familiar no Estado. “É importante que o homem do campo tenha a sua propriedade para trabalhar, produzir e garantir a sua fonte de renda, melhorando assim a sua qualidade de vida”, defendeu o subsecretário.

Durante a apresentação dos projetos, também foi sugerida a substituição de algumas instituições que fazem parte da Câmara Técnica do Crédito Fundiário. A proposta foi acatada pela maioria. As entidades que formam a Câmara Técnica são: Fetae – Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Tocantins, Faerto – Federação Tocantinense das Associações e Entidades Rurais, DFDA – Delegacia Federal do Desenvolvimento Agrário, Banco da Amazônia, Banco do Brasil, GTA- Grupo de Trabalho da Amazônia - e Seagro.

Programa Nacional de Crédito Fundiário

O programa tem como objetivo facilitar o acesso à terra, contribuindo para a ampliação e a consolidação da agricultura familiar. Assim, busca a criação de ocupações produtivas permanentes para as famílias beneficiadas, aumentando a renda e melhorando as condições de vida da população rural. Dessa forma, a meta é criar para cada família mais de três atividades produtivas permanentes, estimulando indiretamente outros setores da economia.

Os investimentos, oriundos do Governo Federal, são liberados tanto para a compra de terras, como para o aumento da produção ou, ainda, para projetos que visem à melhoria da qualidade de vida da população e ao desenvolvimento local sustentável. (Ascom Seagro)