Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Resgatando uma tradição, o projeto A Volta das Pastorinhas, realizado pela Associação Comunitária Cultural de Natividade (Asccuna) com apoio da Secretaria Estadual da Cultura do Tocantins (Secult), apresenta dia 30, a partir das 19h30 em Natividade, O Baile das Pastorinhas, durante Feira do Produtor. Esta tradição é umas das representações pastoris do natal brasileiro que vieram da Europa, via Portugal onde existem desde o século XIV.

Suas raízes formadoras estão nos evangelhos, principalmente do de São Lucas. No Brasil o esplendor destes espetáculos ocorreu nos vinte e cinco primeiros anos do século XX. O Pastoril hoje conserva sua forma tradicional no interior do Brasil. Em Natividade os Bailes foram encenados com bastante sucesso nas décadas de 50 e 60, agora a tradição retorno com força total através do projeto A Volta das Pastorinhas.

A apresentação é resultado do projeto A Volta das Pastorinhas que foi aprovado no edital Micro Projetos Mais Cultura da Amazônia Legal. O objetivo da Asccuna é realizar o folguedo tradicional - Baile de Pastorinhas - servindo como modelo de resgate de um importante patrimônio imaterial de Natividade e que não é realizado em sua totalidade há 23 anos, mas que ainda estão conservados nos arquivos orais do povo nativitano, na memória dos que já participaram ou assistiram. Com essa ação, a associação cultural resgata um espetáculo ligado às raizes culturais que valoriza uma tradição popular. (Ascom Secult)