Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Com o intuito de apresentar e divulgar as linhas de financiamento na área rural do Banco Bradesco, representantes da instituição financeira se reuniram com o secretário da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário (Seagro), Jaime Café, na manhã desta segunda-feira, dia 9, no gabinete da Secretaria. As modalidades de créditos estarão disponíveis na Agrotins 2012- Feira de Tecnologia Agropecuária, que ocorrerá de 8 a 12 de maio, no Centro Agrotecnológico de Palmas.

Os gerentes do Bradesco de Palmas, Jainevon de Moura e Jocy Gomes Panovitch, falaram sobre a Agrotins 2011 e o volume de proposta recebida que foi equivalente a R$ 188 milhões. “Consideramos o resultado excelente, pois 60% das propostas foram contabilizadas e estamos confiantes que a Feira de 2012 será melhor com a ampliação das nossas linhas de financiamentos, inclusive para a área de silvicultura e piscicultura, por exemplo”, anunciou Jocy Gomes.

O secretário Jaime Café disse que a atuação do Banco Bradesco na Feira é fundamental para o desenvolvimento do agronegócio no Estado e questionou os bancários se a instituição vai trabalhar com o Moderinfra – Programa de Incentivo à Irrigação e Armazenagem do Governo Federal. Café ressaltou a importância dessa linha de crédito para que o produtor possa melhorar a infra-estrutura da propriedade e com taxas de juros.

Sobre 2012, Café disse que as expectativas são as melhores possíveis. “Esperamos que o resultado da Agrotins 2012 supere o do ano passado. Nossa expectativa é muito boa, ainda mais porque o tema principal desse ano abordará uma grande potencialidade do Tocantins: a ‘irrigação’. Nós temos grandes projetos nessa área como o São João (Porto Nacional) e o Manuel Alves (Dianópolis), além de outras regiões com potencial para o desenvolvimento da agricultura irrigada, como Lagoa da Confusão”, afirmou.

O secretário executivo da Secretaria da Agricultura, Ruiter Padua, que também participou da reunião, falou que é fundamental uma divulgação mais incisiva das linhas de crédito do Banco, que às vezes opera com custos menores que os Bancos oficiais.

Também participaram do encontro, o diretor de Desenvolvimento Agropecuário, Ricardo Pires e o coordenador de Desenvolvimento Tecnológico da Seagro, Fernando Garcia.

Moderinfra

Moderinfra – Programa de Incentivo à Irrigação e Armazenagem, os produtores rurais de todo País podem financiar até R$ 1,3 milhões, com uma taxa de juros de 6,75% a.a, para investimentos em implantação, reforma recuperação, adequação e modernização dos sistemas de irrigação e armazenagem. (Ascom Seagro)