Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação

Com 64,5% de exames de mamografias realizados, em mulheres de 50 a 69 anos de idade, Palmas registrou o maior percentual da região Norte e obteve o segundo melhor resultado do Brasil, nessa faixa etária, ficando atrás apenas de Cuiabá (MT), que alcançou o índice de 73%.

A informação foi divulgada nesta segunda-feira, dia 09, pelo Ministério da Saúde (MS), através do Sistema de Informação do Câncer de Mama (Sismama) e do Sistema de Informação do Câncer do Colo (Siscolo).

“Essa notícia nos deixa felizes pois queremos que a saúde das palmenses fique sempre protegida contra o câncer, doença que trás muito sofrimento para todos”, destaca Samuel Bonilha, titular da Secretaria da Saúde de Palmas (Semus).

Trabalho persistente

De acordo com a diretora de Atenção à Saúde de Palmas, Adriana Victor Lopes, a boa notícia é o resultado do esforço de toda a equipe da Estratégia de Saúde da Família (ESF). “Para alcançar esses percentuais, nossas equipes trabalham de forma dedicada e persistente, indo ao encontro das mulheres, onde quer que elas estejam, para a realização de exames preventivos. Quero parabenizar a todos que contribuíram para esse resultado”, enfatiza a diretora.

Mutirões

Segundo Alessandro Pantoja, gerente da ESF, no decorrer deste ano, dois grandes mutirões de exames preventivos de câncer serão realizados, a exemplo do que foi feito no ano passado.

“Estamos programando nossas equipes e unidades de saúde, para realizarmos um mutirão em março, na semana da mulher e outro em novembro, com intuito de cobrirmos toda a população feminina de 25 a 69 anos, tanto para preventivos de mama, como para colo uterino”, informa o gerente, acrescentando que é necessário fazer os exames anualmente. (Ascom Semus)