Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Joatan Silva

Foto: Joatan Silva

O secretário da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário, Jaime Café, encerra sua agenda de visitas às propriedades rurais da região Norte do Estado, constatando o sucesso da expansão do projeto “Balde Cheio”, numa comunidade de pequenos proprietários rurais do município de Nova Olinda, a 310 km de Palmas. “Nesses dias visitamos assentamentos e propriedades rurais de vários municípios da região norte. Fizemos vários diagnósticos, ouvimos demandas, que serão levadas ao governador Siqueira Campos”, afirmou o secretário. Segundo ele, a região norte do Estado já é um destaque no agronegócio e tem potencial para crescer muito mais, através das lavouras, da pecuária leiteira e da silvicultura.

Ainda em Nova Olinda, na sexta-feira, 13 de janeiro, Jaime Café e outros representantes do Governo, como os presidentes Olímpio Mascarenhas (Ruraltins) e Geraldino Ferreira Paz (Adapec), visitaram a propriedade de Joaquim Parente, que faz parte do projeto “Balde Cheio”. A pequena propriedade, de 74 hectares, já produziu 170 litros de leite em um único dia, com apenas 20 vacas, em uma área de 1,4 hectares de pasto irrigado. “Acredito no projeto Balde Cheio, porque já estamos vendo o resultado”, avaliou o pecuarista.

Segundo o secretário da Agricultura, o Governo vai continuar investindo no projeto “Balde Cheio”, através do apoio do Ruraltins, porque é importante para o Estado o fortalecimento da bacia leiteira. “O Governo está ciente da importância do que a agropecuária tem no Tocantins e queremos mudar a realidade do nosso Estado através do fortalecimento do Agronegócio e nós, homens do campo, temos um papel fundamental nesse processo”, disse o secretário, durante a conversa com os pequenos proprietários da região.

No município de Nova Olinda, outros dois produtores rurais fazem parte do projeto “Balde Cheio”. Em todo Tocantins, já são 47 propriedades que participam do projeto e a meta é implantá-lo em 480. “Balde Cheio” é fruto de uma parceria entre a Seagro, Sebrae, Ruralitns e Sagri – Secretaria de Agricultura do Município de Palmas. Para participar do projeto, o produtor deve procurar uma unidade do Ruraltins, presente em todas as regiões do Estado.

Durante o último dia de visita, os representantes do setor agrário do Governo, acompanhados do superintendente do Banco do Brasil no Tocantins, Roberto Cavaliere, e do presidente da Vallecoop – Cooperativas dos Produtores do Vale do Araguaia, Nasser Iunes, se reuniram com produtores de quatro assentamentos do município de Pau D’arco e visitaram propriedades rurais de Arapoema e Nova Olinda. O secretário da agricultura iniciou o cronograma de visitas na segunda-feira, 9 de janeiro, no município de Sampaio, na região do Bico do Papagaio e depois seguiu para Araguatins, Araguaína, Carmolândia, Piraquê, Araguanã e Santa Fé do Araguaia. (Ascom Seagro)