Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

A equipe especializada do HMPDR-Hopital e Maternidade Pública Dona Regina Siqueira Campos, realizaram na manhã de domingo, 15, no horário das 09h45min às 11h50min o procedimento cirúrgico do pequeno Vinícius, que nasceu com má formação congênita na ultima sexta-feira, 13 na Maternidade Dom Orione em Araguaína.

Para o médico especialista em medicina fetal Fábio Moraes, diretor técnico do Dona Regina, a cirurgia do recém nascido ocorreu dentro das normalidades prevista pela equipe de cirurgiãs. “Esse tipo de procedimento cirúrgico é de alta complexidade e o bebe deve continuar internado na UTI Neo Natal até que sua saúde seja recuperada”, acrescentou.

De acordo com o diretor clinico, Hélio Maués, Vinicius está em período pré-operatório, com o quadro estável, se alimentando pela veia e está sendo acompanhado pela cirurgiã pediátrica.

Conforme a diretora Alba Muniz, é importante destacar que a criança está tendo todo acompanhamento necessário e que o procedimento cirúrgico foi realizado em 36 horas após o nascimento, onde o preconizado pelo Ministério é de até 60 horas

Entenda o caso

A Secretaria de Estado da Saúde, logo que tomou conhecimento do caso, providenciou imediatamente UTI aérea (táxi aéreo) e equipe médica na Maternidade Dona Regina para garantir o pronto atendimento ao recém nascido. Ao chegar, foi recebido por uma equipe e encaminhado à UTI Neonatal, onde foi avaliado. “Os especialistas decidiram operá-lo na manhã de domingo, 15”, afirmou a diretora geral do Dona Regina, Alba Lúcia de Menezes Sá Muniz.

A mãe e o bebê foram encaminhados na tarde à Capital, único local do Estado onde existem cirurgiões pediatras capacitados para a realização do procedimento cirúrgico.

Gastrosquise

Gastrosquise é uma mal formação fetal decorrente de um defeito na formação da parede abdominal e foi detectada quando a criança ainda estava na barriga da mãe. Esse "defeito" de formação é caracterizado pela presença de uma abertura na região abdominal, por onde são expostas as vísceras abdominais, como estômago e intestinos, por exemplo. A gastrosquise é perigosa e causa mortalidade em 15% dos casos. A má formação do embrião acontece na quarta semana de gestação. Geralmente, a fenda aparece do lado direito e é mais comum em indivíduos do sexo masculino.

Tratamento

O intestino é recolocado na cavidade abdominal por meio de um procedimento cirúrgico, fechando-se o defeito se houver espaço suficiente. Se a cavidade for muito pequena, uma tela é suturada ao redor das margens do defeito abdominal, com a finalidade de aproximar as bordas. O efeito da gravidade empurra o intestino herniado de volta para dentro da cavidade, esticando-a lentamente até que o defeito possa ser fechado. (Com informações de www.news-medical.net)