Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

O presidente do Ruraltins, Olimpio Mascarenhas, participou de reuniões com pequenos produtores do Vale do Araguaia, para discutir o projeto de Desenvolvimento Regional Sustentável da Bovinocultura do Leite. Os encontros aconteceram em assentamentos localizados nos municípios de Santa Fé do Araguaia e Pau D'arco e fizeram parte de uma agenda de visitas promovida pelo Secretário da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário, Jaime Café, na região norte do Estado, entre os dias 11 e 13 de janeiro.

O projeto de incentivo a bacia leiteira está sendo desenvolvido por meio de uma parceria entre o Governo do Tocantins, Banco do Brasil, Vallecoop, Sebrae, Sindicatos rurais e prefeituras. O objetivo é fortalecer a bacia de leite da região norte, a partir da organização dos produtores por meio de uma cooperativa. Inseridos no projeto os produtores poderão comercializar o leite em conjunto e assim, conseguir preços melhores. O projeto, que abrangerá 17 municípios próximos ao município de Araguaína, terá início ainda em janeiro, com a implantação de cinco tanques de resfriamento de leite. A previsão é que até o final do ano 30 tanques sejam instalados.

De acordo com Násser Iunes, presidente de Administração da Vallecoop – Cooperativa dos Produtores do Vale do Araguaia, para fortalecer a produção de leite entre os produtores será utilizado o Projeto Balde Cheio, que já é aplicado em 40 propriedades rurais, em todo Estado. A metodologia consiste em transferir novas tecnologias para o desenvolvimento da pecuária leiteira em pequenas propriedades. “O que nós queremos mostrar aos produtores é que se trabalharmos de forma organizada e unida todos saem ganhando, sem privilégios para alguns, mas de beneficio para a maioria”, disse.

O presidente do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), Olimpio Mascarenhas, destacou que já foi assinado, entre o Ruraltins e a Vallecoop, um termo de cooperação técnica para a organização da cadeia produtiva do leite na Região do Vale do Araguaia, sendo que a Coordenação do DRS do leite está sob a responsabilidade da servidora do Ruraltlins Nilda Távora. “ Estamos juntos nessa nova proposta, desenvolver a bacia leiteira é uma das prioridades do governo do estado, e essa organização é fundamental para a progressão dos agricultores,” afirmou.

Segundo o Secretário da Agricultura, Jaime Café, sozinhos os agricultores dos assentamentos não conseguem produzir em grande escala, mas juntos podem triplicar a produção de leite na região. “A pecuária leiteira é muito importante porque dá a oportunidade aos pequenos, pois é um negócio sustentável, desde que seja feita de maneira organizada. O governo está dando total apoio à atividade, com investimentos e incentivos, por isso estamos aqui”, declarou

Além dos pequenos produtores da região do Vale do Araguaia, participaram das reuniões o presidente da Adapec, Geraldino Ferreira, o superintendente Estadual do Banco do Brasil, Roberto Cavallieri, servidores da Adapec, do Ruraltins, autoridades municipais, dentre outros.

Durante os encontros os participantes visitaram propriedades rurais em Santa Fé do Araguaia que cultivam seringueiras que também podem ser uma alternativa de renda para os produtores. (Ascom Ruraltins)