Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Luzinete Martins

O Cedrau - Centro Estadual de Diagnóstico e Reabilitação Auditiva do HGPP – Hospital Geral Público de Palmas retomou o atendimento. O Centro é referência em assistência multiprofissional especializada em PCDAs - Pessoas com Deficiência Auditiva. Além do diagnóstico, e reabilitação auditivos, o centro tem como objetivo a promoção da saúde e prevenção de problemas auditivos junto à comunidade.

Habilitado desde 2007 pelo Ministério da Saúde, como hospital de alta complexidade em saúde auditiva, o HGPP possui uma equipe de 15 profissionais, sendo: 06 fonoaudiólogos, 05 médicos especialistas em otorrinolaringologia, 02 assistentes sociais e 02 psicólogos.

Para que o paciente seja encaminhado para o tratamento de média e alta complexidade, é necessário que o clínico geral ou otorrinolaringologista do município encaminhe o paciente para o HGPP, onde é feito o diagnóstico das perdas auditivas e o tratamento. Cada município recebe uma cota de vagas para avaliação de pacientes novos de acordo com a capacidade do serviço.

Como aconteceu com Maria Vieira de 59 anos, moradora de Colinas do Tocantins, que já passou por avaliação audiológica, e de acordo com a fonoaudióloga do Cedrau, Carla de Andrade, após a definição da indicação médica para o aparelho auditivo, poderá escolher o aparelho.

Outros pacientes são acompanhados por anos, como é o caso do senhor Constantino Martins de 72 anos, que é atendido pelo Cedrau desde 2006. “Com o aparelho é outra coisa, tudo fica mais fácil”, afirma.

Atendimento

O atendimento inicial no CEDRAU acontece em pelo menos três etapas. Na primeira é feito o diagnóstico audiológico e o encaminhamento adequado (protetização, terapia auditiva ou contra - referência para Atenção Básica), com confecção do pré-molde quando for o caso. Os exames complementares como Emissões Otoacústicas, Potencial Evocado Auditivo de Tronco Encefálico, também são realizados no próprio Cedrau.

Na segunda etapa é realizada a seleção do AASI - Aparelho de Ampliação Sonora Individual, quando o paciente experimenta três aparelhos compatíveis com a sua necessidade e escolhe aquele que julgar mais adequado.

A adaptação inicial dos AASIs, orientações quanto ao uso e manuseio do aparelho são procedimentos realizados na terceira etapa. Os pacientes contam ainda com profissionais das empresas fornecedoras dos aparelhos nos municípios de Araguaina, Palmas e Gurupi.

Depois da terceira etapa, o acompanhamento é constante e depende da necessidade de cada paciente. (Ascom Sesau)