Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Cerca de 17 projetos culturais foram contemplados pelo Edital de Patrocínios – Edição 2012 do Banco da Amazônia em resultado divulgado no ultimo dia 01/02/2012 pelo site do banco. Alem da área cultural o edital premiou ainda as áreas de: esporte, meio ambiente, feiras agropecuárias, lei Roaunet, social e cultural, os projetos foram apresentados ainda no ano de 2011 pelos 08 estados que compõem a Amazônia Legal entre estes: Acre, Amapá, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins.

Ao todo na área cultural foram inscritas 56 propostas onde o Tocantins foi o segundo colocado com maior número de projetos (17) depois do Pará que teve 20. Os estados de Roraima e Amapá tiveram apenas 01 projeto aprovado cada e foram os estados com menor numero respectivamente. O site informou ainda que todos os projetos consistem em ações inovadoras que tem por objetivo fortalecer a economia e a cultura amazônica, proporcionando ainda grandes benefícios sociais para a mesma.

De Gurupi o produtor cultural e presidente da Cia. de Teatro Sorria Meu Bem Thomas Batista teve o projeto “Jovins e Tals” aprovado para gravação de um CD com jovens em situação de risco social moradores da periferia. O projeto que também foi contemplado pelo Edital Nº 003/2011 - Secult/FEC – Prêmio Dalva Braga 2011, de Apoio à Produção Musica de acordo com Batista visa transformar a vida destes jovens por meio da musica, incentivando os mesmos para que possam compor suas canções com temas referentes ao meio em que vive tais como: adolescência, família, escola, etc. “A gravação deste CD que faz parte da trilha do espetáculo de mesmo titulo feito como um meio de registrar o que os jovens pensam, sentem e desejam por meio da musica.Esta uma linguagem que todos apreciam, independente do ritmo, afirma Batista.

De Palmas a Cia. de Teatro Contar e Encantar teve o projeto 1ª TO Encena - Festival de Teatro do Tocantins aprovado para acontecer este ano, com isto o Estado este ano terá 02 eventos da categoria que permita o intercambio cultural entre os agentes cênicos.

Vale lembrar que o site do banco informa todos os contemplados terão até o dia 14/02/2012 para realizarem a habilitação dos projetos, mediante a apresentação da documentação solicitados via Correios ou e-mail informado no projeto. (Ascom Banco da Amazônia)