Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Clayton Cristus

Foto: Clayton Cristus

Em um discurso contundente, na manhã desta quinta-feira, 9, na Assembleia Legislativa, a deputada Solange Duailibe (PT) fez uma defesa forte da parceria entre o prefeito de Palmas, Raul Filho (PT) e o senador João Ribeiro (PR). Em sua fala, a deputada ainda voltou a defender uma candidatura ao governo do Estado em 2014, por parte do senador, que tem cada dia mais se afastado do governador Siqueira Campos (PSDB).

Durante seu discurso, a deputada voltou a atacar a falta de apoio do governo estadual à Prefeitura de Palmas. “Isso só por que o prefeito é o Raul do PT”, criticou. Além disso, conforme a própria Solange, em palavras fortes, Siqueira teria promovido uma espécie de perseguição à gestão de Palmas por conta de contrariedades partidárias. “Porque este governador é um perseguidor que não olha para a administração desta cidade, que persegue o servidor”, completou.

De acordo com Solange Duailibe, o Tocantins merece retornar à prática política da democracia, da liberdade e da cooperação. “Palmas é a única capital do Brasil que não recebeu do governo Estadual, uma só obra ou um só benefício, ou convênio, porque não é um anexo do Palácio Araguaia”, destacou.

A parlamentar asseverou que a prática do governo atual é um retrocesso. “Esse governador deveria imitar a administração petista da presidenta Dilma que não olha cor partidária, pois é cooperadora de todos os governadores e prefeitos”, exemplificou.

Promessas não cumpridas

Solange Duailibe, durante o pronunciamento, cobrou ainda, promessas de campanha: “O governador Siqueirido prometeu que iria, nos primeiros dias de administração, baixar as tarifas de energia elétrica, de água e até o preço dos combustíveis. Já se passaram 13 longos meses e nada foi cumprido” cobrou a deputada.

A parlamentar reclamou ainda, o pagamento das progressões salariais do funcionalismo público e pediu providências urgentes para a saúde, que ela considerou um “caos” e um “desrespeito ao povo do Tocantins”, concluiu.

Retomando a eleição de 2010, quando tanto ela, quanto o prefeito Raul Filho deixaram de apoiar a candidatura do também petista Paulo Mourão para o senado para dar suporte justamente a João Ribeiro, Solange destacou que a medida foi por acreditar no potencial político do senador. “João Ribeiro é um excelente nome para as eleições de 2014, para o governo do Estado. Em 2014 nós tiraremos este governo que não trabalha”, salientou.

Solange, que também é primeira dama de Palmas, aproveitou a oportunidade para lançar a candidatura do senador João Ribeiro ao governo do Estado: “não tenham dúvidas, João Ribeiro será o próximo governador do Tocantins, com o apoio do grupo de Raul, com o qual, está unido, para resgatar esse Estado, das condições de subserviência ao atual governo”, disparou.

Defesa do governo

Em defesa do governo, o deputado José Bonifácio (PR), ex-líder de Siqueira na Casa, lembrou de pesquisas feitas no final de 2011, apontando uma grande aprovação do governo do Estado em detrimento de rejeição da administração de Palmas. Além disso, rebatendo acusações de mentiroso, levantadas por Solange, que lembrou das promessas de Siqueira em reduzir a energia elétrica, Bonifácio retrucou com as promessas de Raul Filho, em 2008, de construir hospitais das regiões norte sul da capital. “Então nós temos um governo mentiroso e um prefeito mentiroso”, ironizou.

Entenda

Desde a eleição de 2010, quando assumiu apoio à candidatura do senador João Ribeiro, Raul e Solange tem demonstrado cada vez maior proximidade com o presidente regional do PR, incluindo uma possível aliança para as eleições municipais deste ano. Já João Ribeiro, desde o segundo semestre do ano passado vem se afastando gradativamente do governador de quem foi aliado durante a campanha de 2010.

Os dois lados já assumiram uma possível união prevendo as eleições deste ano, levando Solange, inclusive a “ungir” como futuro prefeito de Palmas, o nome escolhido dentro do grupo dos dois políticos. “Nós temos vários partidos na nossa base e escolheremos um nome deles para ser o candidato. Esta candidato do grupo do prefeito Raul Filho e do senador João Ribeiro, será, certamente, o futuro prefeito de Palmas”, concluiu. (com informações da Assessoria de Imprensa da Deputada Solange Duailibe)

Atualizada às 13h21