Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O governador Siqueira Campos recebeu em seu gabinete no Palácio Araguaia, na tarde desta quinta-feira, empresários portugueses que pretendem investir em indústria e no agronegócio no Tocantins. Os empresários dos grupos Bascontriz – Acessória e Complementos para Carrocerias Ltda e da Ibero Energia foram acompanhados pelo secretário executivo da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário, Ruiter Padua e o secretário da Indústria e Comércio, Ernani Siqueira. Na pauta, apresentação de projetos para implantação de indústria de equipamentos para veículos de carga e criação e comercialização de suínos.

No encontro o Governador destacou o potencial logístico do Tocantins, com rodovias, ferrovia e em pouco tempo, as hidrovias e disse que o Estado está se estruturando, mas recebe de braços abertos quem deseja crescer e trazer desenvolvimento. Siqueira destacou ainda os incentivos, além do fiscal as linhas de créditos para projetos a serem desenvolvidos no Tocantins. “Só pelo Banco da Amazônia são mais de um bilhão de reais. Formalizem os projetos, apresentem as possibilidades e descrevam as necessidades, vamos apoiar os projetos que gerem empregos e promovam o desenvolvimento econômico e sustentável para o nosso povo”, disse o Governador para os empresários.

Representando a Brascontriz o diretor Abílio Morais Dourado apresentou ao governador a estrutura do grupo que possui campo industrial nas cidades de Lisboa e Cidade do Porto, em Portugal. A empresa constrói carrocerias, basculantes, reboques e baús para transporte de animais, veículos, ambulatórios, auditórios, palcos e consultórios médicos. “É um desafio atravessar o Atlântico e sair de um lugar que nunca saímos, para trabalhar e oferecer nossos produtos para este País. Só precisamos de apoio”, frisou o diretor.

Já a empresa Ibero Energia, com sede no Norte de Portugal foi apresentada pelo sócio proprietário João Exposto. Segundo ele, a empresa possui atividades nas áreas de energia, construção civil e agropecuária e pretende criar, industrializar e comercializar suínos no Tocantins, provavelmente na região Norte, município de Araguaina, onde já teve início o contato com os suinocultores para uma produção em sistema de integração.

O secretário executivo da Seagro, Ruiter Padua, ressaltou a importância de novos investidores para o Estado e disse que o governador tem atendido com satisfação todos os pedidos de audiência apresentados pela secretaria. “Todos os projetos são pensando na qualidade de vida do povo tocantinense. Logicamente que passa pelo desenvolvimento econômico, mas sempre com foco no desenvolvimento social”, explicou. (Secom)