Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Profissionais de saúde dos 139 municípios do Tocantins participarão no período de 14 de fevereiro a 09 de março, das 8h30 às 18h, no Auditório do Anexo I da Sesau – Secretaria Estadual da Saúde, das Oficinas de Construção dos Parâmetros relativos aos indicadores de Vigilância, Prevenção e Controle da Doença de Chagas para 2012.

Os municípios foram agrupados e estarão reunidos conforme a situação de risco de transmissão vetorial da doença. Hoje cerca de 80% dos municípios do Estado estão em risco de haver transmissão da doença, devido à invasão dos domicílios por espécies silvestre do vetor, ocasionada pelo impacto ambiental resultante da ação do homem em áreas naturais.

Os municípios participantes foram divididos em seis grupos, sendo dois dias para cada um. As oficinas serão ministradas por técnicos das gerências de Doença de Chagas, Geoprocessamento e Insumos Estratégicos, Entomologia Médica e Atenção Básica da Sesau.

A doença

Doença de Chagas é uma doença infecciosa, causada pelo Trypanosoma Cruzi, protozoário flagelado, de curso clínico bifásico, que se caracteriza por fase inicial aguda, com sinais ou sintomas quase sempre inespecíficos, que pode evoluir para a fase crônica, com comprometimento cardíaco (cardiopatia chagásica) ou digestivo (megaesôfago e megacólon). (Ascom Sesau)