Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

O Tribunal de Contas do Tocantins alerta os gestores públicos municipais sobre o prazo para envio da 6ª remessa do SICAP Contábil, referente aos meses de novembro e dezembro de 2011, que vence nesta segunda-feira, dia 13 de fevereiro.

Bimestralmente, prefeituras, câmaras de vereadores e demais instituições da administração pública municipal devem transferir os balancetes contábeis ao TCE. O encaminhamento é feito pela internet, via Sistema Integrado de Controle e Auditoria Pública (Sicap). Mais de 480 unidades gestores terão que prestar contas.

Inadimplência

Os municípios inadimplentes, que não enviarem as informações ao Tribunal de Contas, ficam impedidos de retirarem a certidão de regularidade. O documento é exigido no fechamento de convênios. Além disso, o gestor poderá pagar multas.

Para que o encaminhamento dos dados contábeis seja feito com êxito, os agentes públicos devem garantir a validação das três assinaturas eletrônicas (gestor, contador e responsável pelo controle interno).

SICAP

O sistema criado pelos próprios técnicos doTCE é um canal de comunicação entre o Tribunal e os municípios do Estado e garante mais transparência, agilidade e segurança no envio destes documentos à Corte de Contas. (Assessoria de Imprensa)