Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

O Carnaval de Gurupi, um dos mais tradicionais da Região Norte do país estará sendo realizado com organização da Prefeitura Municipal e entidades privadas entre os dias 17 e 21 de fevereiro de 2012. O 4º BPM elaborou o planejamento estratégico visando garantir a segurança dos foliões com emprego em parceria com a Companhia de Operações Especiais, Cipama e Academia de Polícia Militar Tiradentes.

Na tarde do dia 16 de fevereiro, quinta feira, o Comando do 4º BPM esteve reunido com os representantes de Blocos, Secretário de Cultura do Município de Gurupi “Chiquinho Chokolate” e imprensa local para apresentação do planejamento e acerto dos últimos detalhes relacionados à segurança dos foliões. O esquema de segurança elaborado pela Polícia Militar será executado da seguinte maneira:

· BLITZ NAS ENTRADAS E SAÍDAS DA CIDADE DE GURUPI

O folião que vier de outra localidade perceberá a presença da Polícia já na entrada da cidade, onde estarão sendo realizadas Blitz com verificação de documentos, buscas pessoais e no veículo, com atenção especial a lei seca com utilização de etilômetros.

· CINTURÃO DE SEGURANÇA

Será instalado um “cinturão de segurança” circundando as Av. Pará, Av. Maranhão, Rua 10 e 06 (Circuito do Carnaval), onde serão empregados 02 (duas) Rádio Patrulhas e 05 Motocicletas do GIRO. O objetivo deste cinturão de segurança é aumentar a ostensividade, com empregos de RP e Motocicletas que procederão patrulhamento, PB e abordagens com utilização de detectores de metais, inibindo a entrada de pessoas mal intencionadas ou que estejam portando algum tipo de arma ou droga no circuito de carnaval.

· BASE MÓVEL

A Base Móvel ficará estacionada nas proximidades do palco e camarotes em localização estratégica, devendo ficar com o giroflex acionado, sendo utilizado em seu interior um notebook com modem de internet para acesso ao INFOSEG. A Base Móvel será o Posto de Comandamento da Operação, devendo as prisões/apreensões efetuadas no circuito para ela encaminhado, onde serão tomadas as primeiras providências e conseqüente encaminhamento para Depol, caso seja necessário.

· POSTO DE OBSERVAÇÃO E VIGILÂNCIA-POV

Nas proximidades do palco será instalado um POV, onde 02 policiais ficarão dispostos em plano superior aos foliões que estarão na pista, aumentando a ostensividade da Polícia que terá conseqüentemente visão geral do que estará ocorrendo na pista.

· PISTA DO CIRCUITO

Na pista serão empregados 16 (dezesseis) policiais dispostos em grupos com 04(quatro) componentes cada. Estes grupos ficarão circulando pelo circuito garantindo a segurança dos foliões

· POLICIAMENTO VELADO

Policiais do serviço de inteligência estarão na Avenida, infiltrados entre os foliões da “pipoca” e blocos.

A estratégia da Polícia Militar é demonstrar o seu poder de ação e reação através da ostensividade, distribuindo o policiamento de maneira racional, eficaz e planejada, utilizando de meios logísticos eficientes que possam oferecer ao cidadão o máximo de segurança possível, dando atenção especial a este período carnavalesco haja vista a grande dimensão deste evento na cidade de Gurupi.

O comandante do 4º BPM, Ten Cel Uzimael da Cruz Lima ressalta que o Comando Gera da PMTO, através do Comando de Policiamento do Interior disponibilizou todos os meios necessários para execução do planejamento de Segurança, disponibilizando reforço de efetivo vindo de Palmas e logística adequada. Elitômetros (bafômetros), detectores de metal, armamento não letal (tazer, munição de borracha, munições químicas), uma Van Base Móvel e novas motocicletas.(Ascom PM Gurupi)