Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Fazendo parte do Programa de Desenvolvimento Associativo – PDA, a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo – CNC está implementando, em conjunto com as Federações do Comércio de diversos Estados, os sites dos sindicatos patronais. Nos dias 14 e 15 de fevereiro, aconteceu a primeira etapa no Tocantins, na sede da Fecomércio Tocantins, com o treinamento dos responsáveis pela atualização dos sites.

Com a presença dos presidentes dos sindicatos que aderiram ao programa inicialmente, Vicente de Paula Ribeiro (Sincopeças), Valdemir de Sá (Sindimáquinas) e Domingos Tavares de Sousa (Sindifarma) e o coordenador de Programação Visual da Assessoria de Comunicação da CNC, Marcelo Vital, o treinamento mostrou os mecanismos de publicação no site, a busca por conteúdos para a alimentação dos sites, além de técnicas de webwriting e sobre arquitetura de informação.

Segundo o vice-presidente administrativo da Fecomércio, Idemar Ferreira, os sites funcionarão como peça fundamental na transparência das ações realizadas para a categoria. “Os sites dos sindicatos darão destaque às notícias sobre a atuação das entidades, permitindo que os empresários percebam com clareza o que é feito em defesa de seus interesses. O Presidente Hugo de Carvalho entende esta necessidade e buscou junto à CNC, a inserção dos sindicatos do Tocantins no programa, e em especial nesse projeto dos sites”, ressaltou.

Para o coordenador da CNC, o site também trará novos associados. “Nós estamos conscientes que estamos trazendo uma grande novidade, mas eles terão um ganho ainda maior caso eles saibam utilizar as ferramentas apresentadas pelo sistema, se souberam colocar conteúdo e se criarem soluções inovadoras. A CNC acredita que a criação dos sites vá realmente motivar os presidentes dos sindicatos a conseguirem mais sindicalizados, além de conseguir mostrar o trabalho que está sendo feito pela entidade”, explicou Marcelo Vital.

Ainda segundo ele, o programa será instaurado aos poucos, “Nesse primeiro momento foram escolhidos um terço dos sindicatos de cada Estado que aderiu ao programa. Na primeira etapa, escolhemos alguns que servirão até mesmo de modelos para os outros e a para a CNC, porque é uma novidade para a Confederação também. Nós estamos caminhando juntos com eles. A segunda etapa, não tem uma data prevista, mas sabemos que será ainda no primeiro semestre. Nós esperamos conseguir inserir no programa novos sindicatos depois que os sites começarem a funcionar”, disse.

O programa

A iniciativa foi criada por meio do Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA) da CNC, implementado em 2010, com o intuito de ajudar as entidades do Sistema Fecomércio no fortalecimento da marca dos sindicatos, na ampliação de sua representatividade e no desenvolvimento de mecanismos internos para atração de associados. Para viabilizar a implantação, a Fecomércio Tocantins nomeou facilitadores para realizar o trabalho nos sindicatos. Os sindicatos do Tocantins que irão participar dessa etapa são o Sindimáquinas, Sindifarma e Sincopeças. A previsão é que os sites estejam em pleno funcionamento até novembro deste ano.(Ascom Fecomércio)