Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

O carnaval 2012, em Gurupi, cidade ao sul do Tocantins, correspondeu à sua tradição de festa animada. A concentração de grandes blocos, com participantes de todo o Estado e de fora, fez com que a festa se destacasse como a principal referência do carnaval tocantinense atual.

Mais de oito mil pessoas em média frequentaram o circuito da folia por noite, como informou o secretário municipal de Cultura de Gurupi, Francisco de Souza Pereira, o Chiquinho Chocolate. Hotéis com lotação completa e um grande contingente de visitantes hospedados em residências comprovaram o sucesso da festa.

Música baiana

Tendência dominante nos carnavais em grandes centros, a música baiana também predominou em Gurupi. Neste carnaval, foram contratadas para apresentações na avenida por onde aconteceram os desfiles de blocos, “Elano Santarém e banda”, de Barreiras, “Xequerê”, de São Desidério, “Banda Art Manha”, do interior da Bahia e “Pimenta Baiana”.

De Gurupi, tocaram “Os Amigos do Samba”, “Ki Levada”, “Mil Volts” e “Skema Brasil”. Um bloco que fez a diferença no carnaval da cidade foi o “Bejá”, que agregou o Tropaloka (em torno de 4 mil foliões). Para puxar seus componentes o bloco contratou o trio elétrico Nasa, de Feira de Santana (BA), especializado em animar carnavais em ritmo de axé.

O casal de amigos Antonio Vieira e Natane, de Araguaina, creditaram o sucesso da festa de Gurupi à presença de atrações musicais de outros estados. Eles fazem parte da tropa do Bejá e não admitem deixar o encontro anual em Gurupi. O secretário Chiquinho Chocolate informou que, em torno de 1.500 foliões que participaram da festa são de outras cidades.

Blocos

O sucesso e animação do “Gurufolia 2012” foi possível graças à presença dos blocos Bejá Tropaloka, Pé de Cana, Pega Prá Capá, Perdidos na Folia, Os Enforcados, Só Nóis Mais Ninguém, Siriguella, Só Nóis na Folia e Pé de Chinelo. Nesta terça-feira, dia 21, acontece a premiação do concurso que elegeu o bloco Pega Prá Capá o vencedor do carnaval.

Estrutura

Foram montadas duas arquibancadas para três mil pessoas, 30 camarotes e palco. Segundo os organizadores, a segurança da festa foi total, com a parceria da Polícia Militar que designou 50 policiais para a ronda todas as noites. Também presentes na segurança o Corpo de Bombeiros, COE e Giro, além do reforço de 15 seguranças particulares. Um diferencial neste ano foram plataformas suspensas de observação.