Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

A região do medio oeste do Tocantins, que tem como polo, a cidade de Paraiso do Tocantins é outra região que começa a implementar as articulações políticas visando as eleições de outubro deste ano. No município, a eleição promete ser acirrada entre os líderes que pretendem concorrer ao cargo maior do executivo municipal. A base de governador Siqueira Campos (PSDB) parece vir com força para a disputa.

Dentro da Assembleia Legislativa, os deputados José Geraldo de Melo Oliveira (PTB) e Osires Damaso (DEM) representam Paraiso e possuem representatividade para, se não lançar candidatura, pelo menos apoiar um nome para concorrer no pleito deste ano. De acordo com José Geraldo, o PTB possui dois pré-candidatos na cidade. “Até o ano passado, o nosso único pré-candidato era o Adriano Moraes, mas em 2012, o nosso presidente da Câmara decidiu entrar também na disputa”, disse, sobre o vereador Virgílio Azevedo.

Ainda segundo José Geraldo, contudo, ainda é cedo para se tomar uma decisão em definitivo e tudo ainda depende da definição do grupo. Parte histórica deste grupo em Paraiso, o Democratas, com o deputado Osires Damaso, poderá fortalecer ainda mais uma candidatura governista na cidade. Damaso, no entanto, conforme informações de bastidores, não pretende disputar a majoritária em Paraiso. Contudo, o próprio deputado já vem frisando que apoia aliança com José Geraldo nas eleições da cidade.

Além das duas frentes, outro nome de peso do Tocantins que vem se movimentando no sentido de tentar uma candidatura em Paraiso e o ex-governador Moisés Avelino (PMDB) que, mesmo sendo de um partido da oposição ao governador Siqueira Campos, já se mostrou em passado recente, um aliado do governador, inclusive indo contra a candidatura do peemedebista Carlos Gaguim ao governo em 2010.

Reeleição

Outro nome ainda pode compor essa mistura para a eleição municipal de Paraiso é o atual prefeito, Paulo Tavares (PR) que é declaradamente pré-candidato à reeleição e espera o aval do governador Siqueira Campos antes de oficializar a candidatura. Tavares, do partido do senador João Ribeiro, que vem se afastando do governo estadual, caso consiga a unção do governador e do senador, pode ser um nome com força para ganhar a prefeitura.

Entorno

O medio oeste do Tocantins conta com cerca de 18 municípios com pré-candidaturas também começando a ganhar corpo. José Geraldo frisou que o PTB tem nomes para concorrer em pelo menos 11 cidades. “Nas demais, ainda estamos nas buscas por alianças”. As cidades a que José Geraldo se referiu são Paraiso do Tocantins, Caseara, Marianópolis, Pugmil, Pium, Cristalândia, Nova Rosalândia, Lagoa da Confusão, Chapada da Areia e Barrolândia.