Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Alunos de nove a 14 anos da Escola Municipal Beatriz Rodrigues, passarão por avaliação antropométrica (aferição de peso e altura), nesta segunda-feira, 5, a partir das 8 horas, na sede da escola, na Quadra 405 Norte.

Essa será a atividade que abrirá a Semana Saúde na Escola que vai até o próximo dia 09 e será desenvolvida nas cinco escolas que aderiram ao programa. O tema da semana está voltado para a prevenção da obesidade infanto-juvenil.

“Vamos também realizar atividades educativas sobre promoção da alimentação e modos de vida saudáveis, considerando os alimentos regionais, além de atividades abordando a temática dos riscos e danos do uso de álcool, tabaco, crack e outras drogas no cotidiano da escola, bem como, as temáticas da diversidade sexual, bullying, homofobia, discriminação e preconceito na rotina escolar”, acrescenta Silvana Castro, responsável pela Área Técnica da Saúde Escolar de Palmas.

O PSE

Implantado por decreto presidencial, em 2007, o PSE é fruto de uma política intersetorial entre as Secretarias Municipais e Estaduais da Saúde e da Educação, apoiadas pelos respectivos ministérios e pela Ulbra.

O programa realiza ações de saúde integradas ao ambiente escolar, como avaliação clínica e psicossocial dos alunos, além de contínuas atividades de prevenção e de promoção à saúde.

"A parceria entre os profissionais da saúde e da escola nos permite desenvolver e monitorar como a atualização do cartão de vacinas, a saúde bucal e nutricional, além de acompanhar o desenvolvimento físico de cada aluno", ressalta Silvana Castro, responsável pela Área Técnica da Saúde Escolar de Palmas.