Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Wilson Rodrigues

O governador Siqueira Campos recebeu nesta segunda-feira, 5, empresários de descendência japonesa, que possuem investimentos no Brasil, inclusive no Tocantins, nas áreas de agricultura e construção civil. Primeiramente foi recebido Yuji Yamada, diretor presidente da Brasnica Frutas, que tem seu maior investimento no Projeto Jaíba, norte de Minas Gerais, mas produz 120 hectares de banana em Aguiarnópolis, no norte do Estado. Participaram da reunião Roberto Kurokawa, gerente operacional da NKLAC – Nippon Koei Latim América Caribbean Ltd, e Yuji Yamada, técnico da Nippon Koei.

Em seguida foi recebido Agostinho Toshio Minami, vice-presidente de Construção Civil da Câmara de Comércio Brasil - Japão e presidente da empresa de construção civil Denibra. O secretário executivo da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Agrário, Ruiter Pádua, e o presidente da Kenbridge Consultant Ltda, Kenji Kawano, acompanharam o primeiro grupo, sendo que Kenji também acompanhou o Agostinho Minami. Os empresários comunicaram ao governador que pretendem investir no Estado, sendo que o presidente da Brasnica e os representantes da Nippon Koei viajam nesta terça-feira, 6, para conhecer o Projeto Manoel Alves, no sudeste do Tocantins.

A Brasnica tem na primeira etapa do Projeto Jaíba, maior projeto de irrigação da América Latina, a Fazenda Yamada, localizada à margem direita do Rio São Francisco no município de Jaiba (MG) e se constitui na maior das fazendas em áreas plantadas. Suas terras férteis favorecem a produção de saborosas frutas como a banana prata, banana nanica, pinha e tâmara.

O governador afirmou que os empreendedores podem contar com todo apoio possível do Estado, lembrando que o Japão possui linhas de financiamento que englobam parcerias em várias partes do mundo e que Tocantins está aberto a estes investimentos. “O Estado possui grandes áreas agricultáveis, prontas para a produção de alimentos, e está estrategicamente bem colocado em termos de logística para escoamento de tudo o que for produzido aqui”, ressaltou. (Secom)