Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O governador Siqueira Campos nomeou na tarde desta quarta-feira, 7, os novos titulares das secretarias de Estado das Relações Institucionais, Eduardo Siqueira Campos; da Habitação, Raimundo Nonato Frota Filho; Cidades e Desenvolvimento Urbano, Sandoval Lôbo Cardoso; e Planejamento e Modernização da Gestão Pública, Vanda Maria Gonçalves Paiva. As nomeações foram publicadas na edição desta tarde no Diário Oficial do Estado.

A cerimônia de posse ocorre nessa quinta-feira, 8, a partir das 15h, na sede do Palácio Araguaia.

O até então secretário interino da Habitação, Gláucio Barbosa da Silva, foi nomeado subsecretário de Regularização Fundiária. O nome de Raimundo Frota já havia sido anunciado nessa terça-feira, 6, pelo governador, durante a posse do ex-superintendente do Sebrae, Paulo Massuia, na Secretaria Estadual Indústria e Comércio.

Já o deputado estadual Sandoval Cardoso vai substituir o arquiteto José Guimarães, que ocupou interinamente o cargo do ex-titular da Habitação, Ronaldo Dimas, que deixou a pasta tentar uma candidatura a prefeito da cidade de Araguaina, no Norte do Estado.

Perfis dos novos secretários

José Eduardo Siqueira Campos
Secretário de Relações Institucionais

José Eduardo Siqueira Campos tem 53 anos. É pedagogo de formação, com Habilitação em Administração Escolar de 1º e 2º graus pelo CEUB - Centro de Ensino Unificado de Brasília. Foi o primeiro pioneiro mirim aos 6 anos no então Norte de Goiás. Durante anos, foi assessor parlamentar do então deputado federal Siqueira Campos, responsável pela criação do Tocantins e fundador de Palmas. Foi deputado federal por dois mandatos (em ambas, o mais votado do Estado; nos anos de 1989 a 1991; e 1991 a 1995). Foi líder da bancada do PDC na Câmara Federal. Foi o primeiro prefeito eleito de Palmas, com 67% dos votos (mandato de 1993 a 1996). Foi senador (período de 1999 a 2007), o mais votado do Estado com 74,6% dos votos válidos, tendo ocupado a vice-presidência do Congresso Nacional. No Senado, exerceu as funções de membro das comissões de Fiscalização e Controle (2001 e 2002); Assuntos Econômicos (2001 e 2002); Educação (2001 e 2002); Assuntos Sociais (2001); vice-líder do PFL, no Senado Federal (2001); Mista de Orçamento (2001 e 2002); vice-líder do Governo (2001 a 2003); 2º Vice-presidente do Senado Federal (2003 a 2005). No cargo de 2º Vice-Presidente do Senado, presidiu 206 sessões plenárias. Eduardo Siqueira Campos foi secretário de Governo do Estado do Tocantins e coordenador da campanha de Siqueira Campos para o Governo do Estado em 2010.

Vanda Maria Gonçalves Paiva
Secretária do Planejamento e da Modernização da Gestão Pública

Natural de Goioerê (PR), Vanda Maria Gonçalves Paiva é bacharel em Ciências Contábeis, com especialização em Análise de Sistemas na Administração de Empresas, Contabilidade Pública, e Auditoria Governamental. Gestora pública concursada pelo Governo do Estado do Tocantins desde 1995, a ex secretária-executiva do Planejamento e da Modernização da Gestão Pública do Estado exerce também a função de professora assistente, no curso de Contabilidade da Fundação Universidade do Tocantins. Vanda Paiva já exerceu o cargo de professora Assistente da Universidade do Tocantins – Unitins, entre 1998 e 2002; secretária de Planejamento e Administração da Prefeitura Municipal de Palmas, entre 2001 e 2004; professora na Universidade Luterana do Brasil em Palmas, entre 2007 e 2009; diretora de Contabilidade e Controle Interno do Governo do Estado, entre 1995 e 2000; foi represente do Brasil no I Curso de Orçamento, Contabilidade e Controle do Gasto Público, em Madri, Espanha, em 1997; e consultora de diversos municípios, na área de Contabilidade e controle interno.

Sandoval Lôbo Cardoso
Secretário das Cidades e do Desenvolvimento Urbano

Reeleito para o segundo mandato em 2010, Sandoval Cardoso (PMDB) é o deputado estadual mais bem votado da história do Tocantins, com 27.072 votos. Agropecuarista, ele tem 33 anos e nasceu em 19 de março de 1977, em Goiânia (GO). Sua história de vida no Tocantins começou a ser construída na lida do meio rural, quando passou a administrar os negócios da família. Dirigiu o Sindicato Rural de Colinas. Sandoval foi eleito para o primeiro mandato em 2006, com 12.640 votos e sua representatividade como deputado estadual foi alçada em 17 municípios circunvizinhos de Colinas, dentre eles Guaraí, Itacajá, Nova Olinda, Arapoema, Brasilândia, Fortaleza do Tabocão e Bernardo Sayão. Já na reeleição, obteve apoio e votos em 113 municípios tocantinenses. Nos dois primeiros anos de seu mandato parlamentar, presidiu a Comissão de Desenvolvimento Rural, Cooperativismo, Ciência, Tecnologia e Economia da Assembléia Legislativa. No período 2009/2010, foi presidente da Comissão de Finanças, Tributação, Fiscalização e Controle da Assembléia. Por se identificar com o meio rural, suas propostas e ações são voltadas para projetos que visam ampliar e expandir o desenvolvimento do setor agropecuário, agroindústria, energia no campo, bem como para o fortalecimento do setor de saúde e da educação do Estado. Sandoval é casado com Marcela Teixeira Nogueira e pai de Sandoval, Clara e Chloe.

Raimundo Frota
Secretário Estadual da Habitação

Tocantinense de Cristalândia, Raimundo Frota é funcionário de carreira da Caixa Econômica Federal, admitido em 1981. Atuou em diversas áreas da empresa nos estados de Goiás, Distrito Federal, São Paulo, Paraíba, Pará, Amapá e Tocantins. Frota tem 28 anos de experiência em gestão e atualmente ocupa a função de superintende estadual da Caixa Econômica Federal. Frota tem 28 anos de experiência em gestão e ocupava, até então, a função de superintende estadual da Caixa Econômica Federal. Frota tem Formação gerencial na Universidade Corporativa Caixa; Graduação em Gestão Superior de Recursos Humanos; Cursando Pós-graduação em Gestão Pública pela Universidade Cândido Mendes – RJ e Língua Inglesa na Personal American School. (Secom)