Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Neste ano de 2012 é comemorado 80 anos de uma importante conquista da mulher brasileira, o direito ao voto, oficializado em 1932, através do Código Eleitoral assinado pelo então Presidente Getúlio Vargas.

Para comemorar essa conquista, a Universidade da Maturidade (UMA/UFT) promoverá, em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO), um evento em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. A solenidade será nesta quinta-feira (08), às 14h, no prédio sede da UMA, localizado no campus de Palmas da Universidade Federal do Tocantins e terá como tema “Os 80 anos de conquista do voto feminino”.

O objetivo é informar os acadêmicos da UMA sobre a urna eletrônica e a biometria, aproximando-os dessas tecnologias por meio de demonstrações práticas. Para o Professor Luiz Neto “é de extrema importância comparar e avaliar como está a participação da mulher no exercício da cidadania, por isso neste evento estamos valorizando as mulheres da maturidade pela sua luta no passado, presente e futuro”.

Além dos Professores e acadêmicos da UMA, também estarão presentes: o Ouvidor Eleitoral e Juiz membro do TRE-TO, Drº José Ribamar Mendes Júnior; os servidores: Carlos Motta (Coordenador de Sistemas Eleitorais e Logística – COSEL) , Zilânia Filgueiras (Assessora do Gabinete do Juiz) e Francisco Moura (Chefe da Sessão de Voto Informatizado e Urnas Eletrônicas-SEVUE). (Ascom UFT)