Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Representantes do PP, PSB e PC do B anunciaram, após reunião realizada no final da tarde deste domingo, 11, na Câmara Municipal de Palmas, que estão juntos e têm o mesmo posicionamento sobre o projeto de expansão do plano diretor da Capital, tema de grande importância para a cidade e seus habitantes. Ambas as siglas reforçaram que é necessário e fundamental considerar questões como a moradia popular, a regularização fundiária de áreas urbanas e o planejamento da cidade, com a criação e implantação do instituto de Planejamento Urbano de Palmas. O grupo defende ainda o fortalecimento da zona rural de Palmas, com a formação de um cinturão verde onde sejam cultivados produtos para abastecer a cidade.

Segundo o presidente estadual do PCdoB, Deivis Miranda Souza, todas as alterações necessárias para a expansão plano diretor devem ser debatidas dentro de um contexto técnico e atendendo os interesses da sociedade. Ele ressaltou ainda que devem ser utilizados instrumentos do estatuto das cidades para um desenvolvimento ordenado e sustentável. “A expansão do plano diretor deve ser regulamentada pelo estatuo das cidades que normatiza todas as questões”, ponderou ele.

“Temos que ter um plano diretor que propicie o crescimento e desenvolvimento econômico da cidade com bases sustentáveis” pontuou o presidente metropolitano do PP, Carlos Amastha, ressaltando que é necessário garantir o atendimento às necessidades dos cidadãos quanto à qualidade de vida, além potencializar a regularização fundiária e adensamento da cidade.

Presente na reunião, o presidente metropolitano do PSB, Alan Barbiero, destacou que "na prática, o que queremos é discutir a cidade. Estamos juntos com aqueles que defendem um mesmo ponto de vista”, ressaltou acrescentando que as pessoas de baixa renda devem morar próximas aos eixos estruturantes da cidade, facilitando o acesso ao transporte e equipamentos públicos, como postos de saúde e escolas.

A reunião contou também com a participação de cerca de 150 pessoas, entre elas representantes da comunidade, pré-candidatos a vereador e líderes evangélicos que questionaram o posicionamento do demais partidos políticos quanto ao assunto. "O que os demais partidos querem claramente para a cidade? Eles estão a favor da população ou buscam seus próprios interesses?", questionou o secretário executivo do PP, Tiago Andrino, solicitando um posicionamento claro de todos os partidos quanto à expansão do plano diretor.

Na oportunidade o grupo convidou todos os presentes para o lançamento do Comitê Contra a Expansão do Plano Diretor de Palmas, que será realizado nesta terça-feira, 13, a partir das 19 horas na Câmara Municipal. Fazem parte da comissão movimentos sociais, associações, sindicatos, conselhos de representação profissional, ONG´s e também o vereador Bismarque do Movimento (PT). (Assessoria de Imprensa)